Pilates no Combate ao Estresse
O mundo moderno nos exige cada dia mais atenção em nossas atividades. Poucos trabalhos são realizado ao ar livre e em contato com a natureza. Na maioria do tempo estamos trancados dentro de salas olhando para a tela de um computador ou realizando tarefas que nos demandam altas doses de concentração. Essa alta dose de concentração em determinada tarefa eleva os nossos níveis de Cortisol gerando o estresse.
Combate ao Estresse
O Cortisol é um hormônio conhecido como hormônio do estresse. Todos nós possuímos e produzimos esse hormônio diariamente. O nosso organismo, na realidade, depende do estresse para desempenhar bem nossas funções diárias. O estresse em pequenas doses é necessário para que tenhamos uma melhor concentração. Quando somos questionados, por exemplo, nosso organismo produz o cortisol para que tenhamos uma melhor concentração e consigamos responder as perguntas que nos foram feitas de maneira satisfatória.
O grande problema ocorre quando passamos a produzir o Cortisol em altos níveis. Se o cérebro não precisa desse hormônio no momento e ele é produzido seu cérebro entende que você precisa concentrar em algo, daí surge o estresse. O estresse é a nossa não capacidade de conseguir tirar o cérebro do estado de atenção.
Segundo a International Stress Managemente Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas apresentando níveis elevados de estresse. Estima-se que três a cada dez trabalhadores brasileiras sofram com esse male. E o nível de incidência é ainda maior em profissões que contem com o contato direto com o público como professores, médicos, enfermeiras e vendedores.
Os principais sintomas físicos do estresse são dores de cabeça, fadiga, pressão arterial elevada, problemas gastrointestinais e até alteração na libido. Já no que toca o campo psíquico a pessoa estressada apresenta insônia, depressão, isolamento voluntário, síndrome do pânico e irritabilidade com situações na qual a pessoa geralmente não se irritaria, como uma música alta por exemplo. Se não bastassem todos esses males causados pelo estresse ele ainda é o responsável pelo aparecimento de diversas doenças mais graves. As chances de uma pessoa com níveis elevados de estresse sofrer de doenças como AVC e infarto sobem cerca de 400%.
Pilates no Combate ao Estresse
Para combater o estresse é altamente indicado atividades físicas e um maior contato com a natureza. O Pilates além de ser uma atividade física ele é altamente recomendando para pessoas que tenham ou queiram evitar o estresse patológico. Isso ocorre porque o pilates trabalha todos os músculos do corpo, tonificando-os e alongando-os, além dos ossos e articulações. Além disso no Pilates a respiração é trabalhada e observada de uma maneira completa. O exercício físico combinado com a respiração correta diminui drasticamente o nível de estresse no organismo.
Se não bastasse isso o Pilates incorpora algumas técnicas da yoga. A yoga como sabemos é uma técnica indiana de exercitar o corpo e relaxar a mente. Essas técnicas incorporadas ao Pilates trazem um equilíbrio mental excepcional para seus praticantes. E como já falamos o equilíbrio mental é de extrema necessidade para quem quer combater o estresse. É indicado para a pessoa que já possui altos índices de stress praticar o Pilates 3 vezes por semana, já para aqueles que querem prevenir 2 vezes por semana já é uma frequência satisfatória segundo alguns especialistas.
Não deixe o stress atrapalhar sua vida e a relação com as pessoas que você tanto ama. Procure desempenhar suas funções no dia a dia da maneira que elas requerem. Mas não se esqueça de dar uma caminhada ao ar livre, ir a um show de algum artista que você goste, jantar fora. A vida é muito curta para viver de mal com ela. Evite o stress e seja feliz!