Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

O que comer antes e depois da aula de pilates?

247

Para manter o corpo saudável é necessário a adoção de hábitos equilibrados e um dos fatores principais para isso é a prática de atividades físicas. Uma delas é a modalidade de aula de pilates.

O pilates é uma modalidade de atividade física bastante acessível, que tem como objetivo desenvolver a musculatura do corpo, além de permitir:

  • Flexibilidade;
  • Consciência corporal;
  • Aumento do tônus muscular;
  • Busca por equilíbrio.

Contudo, caso o pilates seja feito de forma isolada, sem que haja uma preocupação com a alimentação, os resultados podem não ser tão rápidos e eficientes.

Deste modo, abordaremos neste artigo a importância da alimentação para a prática de aula de pilates, bem como os cuidados necessários para quem possui aparelho dental transparente ou outro tipo de procedimento bucal.

A alimentação e o pilates

Para que as sessões de aulas pilates tragam bons resultados é fundamental desenvolver uma boa alimentação. Estudos indicam que cerca de 70% do sucesso de uma atividade física está relacionada a uma alimentação correta.

Deste modo, é de grande necessidade investir tanto na alimentação pré-treino como no pós-treino. 

Essas dietas precisam levar em consideração alguns pontos: se a pessoa é vegetariana; se possui alguma restrição alimentar; ou se realiza algum procedimento dental, como a lente de contato dental.

O pré-treino é necessário para que o corpo tenha energia para realizar as atividades, já o pós-treino visa garantir que ocorra uma recuperação muscular mais eficiente.

No tópico abaixo abordaremos alguns alimentos e substâncias que podem ser consumidos para a prática de pilates.

Os alimentos para pré e pós-treino

Existem algumas recomendações que podem ser adotadas pelas pessoas que querem que os resultados da prática do pilates apareçam de forma rápida e com muito mais potência.

Veja algumas dessas recomendações com mais detalhes abaixo:

  1. O pré-treino

Os alimentos ricos em carboidratos são muito importantes durante o pré-treino, pois após sua digestão, toda a sua energia é armazenada nos músculos em forma de glicogênio.

Caso o corpo não tenha essa energia, o corpo consome os aminoácidos dos músculos gerando perda da massa muscular. 

- Publicidade -

Para isso, recomenda-se alimentos carboidratos que possuem liberação lenta da glicose como arroz integral, aveia, castanha e frutas.

Outro componente importante é o consumo de proteínas. Para quem consome carne, é possível ingerir atum, frango, queijo cottage e ovos. 

Já quem é vegetariano pode optar por banana, batata doce e água de coco.

Como o pilates trabalha para fortalecer os músculos e trazer flexibilidade, os carboidratos e proteínas são muito importantes para que os resultados sejam alcançados.

  1. Pós-treino

Finalizados os exercícios da aula de pilates, a alimentação pós-treino pode ser feita visando recuperar os músculos e fornecer energia para o corpo.

O pós-treino pode parecer uma recuperação das calorias perdidas, porém, isto não é verdade. Essa alimentação evita problemas de saúde como a baixa de açúcar no sangue que gera tonturas e desmaios.

Um dos alimentos requeridos e preferidos nos pós-treinos é a ingestão de proteínas com grãos integrais, além do consumo de água. Afinal, a água melhora a contração dos músculos.

A água de coco pode ser usada tanto no pré como no pós-treino, sendo fundamental para repor sais minerais para o organismo.

Esses alimentos citados não trazem problemas para a saúde bucal, tanto para dentes naturais como para implante dental, entretanto, é necessário ressaltar a necessidade da higienização sempre depois da ingestão.

Se preparando para a aula de pilates

Agora que entendemos o que fazer antes e depois dos exercícios da aula de pilates, abordaremos um pouco sobre como se preparar para o treino físico.

O primeiro ponto é trabalhar bem a respiração. A refeição pré-treino deve ocorrer até quarenta minutos antes. Isso permite que a digestão seja feita e problemas como desconfortos estomacais não aconteçam. 

Caso o treino ocorra pela manhã, aconselha-se o consumo de frutas, iogurte com granola e tapioca. Caso seja no período da tarde, é possível comer os mesmos elementos, mas em menores quantidades.

Esses cuidados permitem que a prática da aula de pilates seja feita com qualidade e sem grandes problemas. Além disso, os resultados dessa prática aparecem com mais qualidade e rapidamente com essas atenções.

Lembre-se, sempre após as refeições de pré e pós-treino é preciso fazer a higienização dos dentes e da protese sobre implante dentario para evitar o aparecimento de doenças bucais.

Assim, mantendo essa rotina, é possível ter uma ótima qualidade de vida e alcançar mais bem-estar.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais