Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

4 hábitos para melhorar o seu bem-estar em 2021

62

Todo início de ano surgem as promessas de mudança de hábitos, de iniciar uma dieta e alterar o estilo de vida para melhorar o bem-estar e viver com mais saúde no decorrer dos próximos anos, mas em muitos casos, essas decisões não vão para frente. 

Inclusive, isso pode fazer com que várias pessoas cheguem ao final do ano frustradas, com baixa autoestima e mais propensas a desenvolverem complicações na saúde. 

Essa desistência dos planos acontece por diversos fatores, mas principalmente por conta da correria do dia a dia. 

Por exemplo, muitas pessoas passam ao menos oito horas seguidas sentadas em frente ao computador e têm hábitos mais sedentários. Com isso, quando tem um tempo livre, tendem a ficar paradas, não praticando atividades, aumentando o consumo de comida ou recorrendo a vícios.

Esse tipo de atitude, apesar de se tornar cada vez mais frequente, faz muito mal ao corpo e a mente.

Dentre as doenças mais frequentes decorrentes de hábitos não saudáveis estão:

  • Obesidade;
  • Aumento do colesterol;
  • Atrofia muscular;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Problemas articulares;
  • Infarto ou AVC;
  • Diabetes;
  • Sono ruim.

Apesar de muitas pessoas terem se descuidado da saúde ao longo dos anos, com a chegada da pandemia, isso mudou.

Isso porque, com as mudanças ocasionadas pelo covid-19, os cuidados com a saúde e com o bem-estar se mostraram ainda mais necessários e o receio relacionado a imunidade e resistência do corpo fez com que muitos se atentassem para criar hábitos melhores.

Assim, os cuidados com a alimentação e necessidade de largar alguns vícios surgiu.

Apesar disso, muitos ainda acreditam que manter uma vida saudável é praticamente impossível e demanda muitos sacrifícios, não havendo a possibilidade de comer o que deseja por conta da saúde. 

Mas, na verdade, hábitos saudáveis consistem no equilíbrio e no consumo consciente. Assim, eles visam o bem-estar, geração de endorfina e serotonina, promoção da autoestima e uma longa vida, na qual as doenças são prevenidas.

Por esse motivo, conheça a seguir alguns  hábitos saudáveis para adotar em 2021  e auxiliarão alcançar um melhor bem-estar, mostrando que é necessário disciplina, mas que pode ser uma busca prazerosa e vantajosa.

Prática de exercícios físicos

Praticar exercícios físicos traz um melhor funcionamento para o corpo, contribuindo com a circulação do sangue, com o bem-estar e, consequentemente, previne doenças cardiovasculares. 

Além disso, essa prática libera endorfina e traz sensação de prazer, felicidade e bem-estar, também diminuindo o risco de depressão. 

Além disso, exercícios físicos podem trazer mudanças para o corpo, fortalecendo os músculos, melhorando a capacidade pulmonar, auxiliando no emagrecimento e contribuindo com a elasticidade e modelagem corporal.

Tudo isso melhora a autoestima e faz com que a sensação de bem-estar fique ainda mais acentuada. 

Beber água

Como diz o ditado, “água é vida”. Isso porque ela melhora a circulação do sangue e acelera o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento, além de prevenir pedras nos rins e manter a hidratação e funcionamento do organismo.

A água contribui, inclusive, com a regulação do fluxo salivar, o que garante a higienização natural da boca e até a qualidade e duração em tratamentos estéticos bucais, como a lente de contato – desde que a higienização correta também seja mantida, conforme veremos adiante.

Na verdade, o consumo de água só faz bem para o corpo, que é composto por cerca de 60% de água. Além de refrescar o dia, a água não possui nenhuma caloria, não engordando.

- Publicidade -

Outro fator importante do consumo de água, como mencionado anteriormente, é que ela ajuda na limpeza bucal. Assim, hidratar-se constantemente elimina as bactérias da boca, evitando que elas se acumulem e provoquem inflamações.

Inclusive, para quem usa o aparelho transparente na boca, ingerir água é essencial para não deixar marcas de sujeira ou concentração de bactérias, contribuindo com o tratamento e reduzindo os riscos de manchas ao ser conciliado à escovação correta.

O ideal, conforme recomendação de especialistas, é a  ingestão de pelo menos dois litros de água por dia  para o funcionamento adequado do corpo e um melhor bem-estar.

Boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para ter energia e disposição no decorrer do dia. 

Afinal, não tem como haver a sensação de bem-estar sem ter dormido bem, pois os hormônios liberados durante o sono regulam o organismo e proporcionam o descanso e a redução do estresse.

Além disso, o sono e o estresse se relacionam diretamente, influenciando na saúde geral e até em problemas bucais, como o bruxismo que pode acarretar na quebra ou perda dos dentes.

Nos tempos atuais, as pessoas têm tido cada vez mais problemas em ter uma noite completa de sono, principalmente pelo uso frenético de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Assim, para uma boa noite de sono e um melhor bem-estar, que tal experimentar não ir para a cama com o celular?

Isso porque a luminosidade dos aparelhos faz mal para a vista, mantendo o cérebro desperto e impactando na qualidade do sono. 

Mais ainda, a luz influencia na produção dos hormônios responsáveis pela sonolência e descanso, bem como pela recuperação da energia, da memória e das ligações cognitivas.

Manter a saúde bucal

Manter a saúde bucal em dia faz com que a boca fique limpa e o sorriso se torne mais bonito, melhorando a autoestima e as relações sociais.

Para que isso aconteça, é preciso que haja uma escovação correta dos dentes, seguido do uso do enxaguante bucal. Além disso, é preciso passar fio dental diariamente, removendo o acúmulo de sujeiras.

Lembre-se que mesmo após alcançar resultados para um sorriso bonito e saudável por meio de um clareamento dental, a manutenção é essencial para que o tratamento seja mantido. 

Isso porque os efeitos do procedimento não são para sempre e, sem os cuidados necessários com a higiene, a durabilidade do tratamento pode ser reduzida.

Além dos hábitos diários de bem-estar, a visita ao dentista é extremamente importante para que haja o acompanhamento correto da saúde bucal. Para isso, a limpeza profunda e a aplicação de flúor podem ser realizadas.

Em casos de necessidade de procedimentos para consertar alguma imperfeição do dente, como o alinhamento da estrutura, é recomendado o uso do aparelho invisivel ao possibilitar a correção enquanto a imagem do paciente não é tão impactada pelo tratamento.  

Com a mesma função dos aparelhos convencionais, esse procedimento apresenta o fio sem coloração, disfarçando o uso do material.

Isso contribui também para que haja um menor impacto no convívio social. 

Assim, além dos hábitos saudáveis pra melhorar o seu bem-estar, cuidar da própria imagem e da autopercepção é crucial para que os demais cuidados sejam tomados e a qualidade de vida seja alcançada.

Com isso, os procedimentos de correção da estrutura e coloração, como a lente de contato, de modo a contribuir com a autoestima, ou uma higienização correta aliada a alimentação e prática de exercícios, tornam possível ter mais saúde e tranquilidade no novo ano e a longo prazo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais