Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

5 dicas para manter uma boa saúde bucal na terceira idade

Os cuidados com a saúde e higiene bucal são de extrema importância, e devem estar presentes rotineiramente na vida de cada um. Porém, na terceira idade, esses cuidados devem ser redobrados, já que essas pessoas acabam apresentando outros problemas.

Antes de tudo, é relevante pontuar a importância que a escovação dentária traz para a vida de cada pessoa, já que muita gente acaba não tendo o hábito rotineiro de escovação.

Isso faz com que se desenvolvam problemas desde cedo,  que podem acabar resultando em complicações mais graves quando se tem uma idade mais avançada. 

saúde bucal na terceira idade

Caso você possua um plano dental empresarial, por exemplo, verifique se você consegue inserir sua família no plano, já que tendo um acesso mais rápido você poderá desenvolver, juntamente aos outros, hábitos saudáveis e extremamente benéficos.

Outra coisa a se pontuar é o fato de que a saúde bucal costuma estar atrelada exclusivamente a problemas bucais,  o que não é verdade. 

Muitos problemas em diversas partes do corpo podem se desenvolver da boca, por isso a escovação efetiva é necessária. Utilize seu plano odontologico para mei, caso possua um, para auxiliar nos cuidados.

Principais problemas na saúde bucal na terceira idade

É importante destacar alguns pontos da saúde bucal dos idosos, já que, conforme a idade avança, mais problemas aparecem na boca dessas pessoas, o que deve contar com uma atenção redobrada por parte daqueles que cuidam dos idosos.

Por ser um processo de desenvolvimento natural, não há muito o que se possa fazer em relação a evitar esses problemas, mas pode facilmente amenizar os danos causados.

Como muitos idosos acabam desenvolvendo outras doenças, não somente bucais, eles acabam utilizando remédios ou realizando tratamentos que impactam negativamente na saúde da boca, onde até o ato de comer torna-se um empecilho.

Por isso, quem possuir um plano odontologico para cnpj, por exemplo, deve ir o mais rápido possível realizar uma consulta, para que receba as instruções adequadas e entenda corretamente como cuidar do idoso, já que ele não conseguirá realizar a escovação sozinho, por exemplo.

Com a idade avançada, a pessoa também acaba sofrendo com a escovação por diversos fatores, sendo falta de habilidade motora, ou dificuldade por possuir a movimentação debilitada. sendo falta de habilidade motora, ou dificuldade por possuir a movimentação debilitada. 

Até mesmo o desinteresse é muito comum nessa fase, então são diversos os fatores que contribuem para problemas bucais.

Dicas para manter uma boa saúde bucal na terceira idade

Dessa forma, é fácil de entender que nessa fase as pessoas idosas precisam de atenção a mais, principalmente por parte de seus cuidadores.

Então, algumas dicas são essenciais para que você tenha todo o conhecimento.  Mas lembre-se de ir ao dentista para receber as melhores instruções. 

  • Mantenha-se sempre hidratado

Uma das coisas que as pessoas não sabem, é que a produção de saliva é fundamental para uma boa saúde bucal.

Ao beber muita água a pessoas produz saliva, o que diminui a proliferação de bactérias na boca. Outros tratamentos podem estar presentes no plano empresarial odontologico.

  • Utilize escovas macias

Por terem a gengiva mais sensível, os idosos devem escovar os dentes com escovas mais macias, que não prejudiquem tanto a gengiva, realizando movimentos delicados e eficientes.

  • Escovar a prótese bucal

Muitos idoso acabam usando próteses e dentaduras, então devem escovar corretamente eles, já que podem acabar proliferando bactérias se não cuidados corretamente. 

  • Utilizar aparelho ortodôntico

Por mais que as pessoas achem que o aparelho ortodôntico seja utilizado somente em idades mais jovens, estão enganados.

O aparelho é extremamente benéfico para os idosos, já que melhoram o alinhamento dos dentes, e ajudam eles a respirarem melhor durante o sono. 

Procure saber como funciona o plano odontologico da empresa, pois lá o aparelho ortodôntico pode ser um dos tratamentos disponíveis.

  • Visitar o dentista

A dica mais importante de todas, não somente para os idosos, mas para todas as faixas etárias. Embora seja necessário em toda a vida, na fase idosa as consultas devem ser mais recorrentes, já que são mais as dificuldades que eles apresentam.

Além do mais, ir ao dentista também é útil para:

  • Aplicação de flúor;
  • Instruções de como escovar corretamente;
  • Prevenção de doenças;
  • Tratamentos de problemas.
Dessa maneira, pode-se concluir que os idosos são pessoas mais sensibilizadas, e devem ser tratadas com a devida atenção, seguindo sempre essas dicas.

Mas o mais importante sempre será a visita ao dentista, já que será ele que irá passar todo o conhecimento ao cuidador.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais