Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Como a alimentação saudável retarda o envelhecimento

38

O envelhecimento das pessoas é algo natural, porém, é possível retardar esse processo por meio de uma alimentação saudável.

Além de atrasar o envelhecimento, a alimentação possibilita uma vida com mais qualidade e fatores externos, como poluição, fumo e o álcool.

Mas, exagerar na alimentação causa o efeito inverso. De acordo com pesquisa do Instituto de Química da USP, comer demais gera estresse oxidativo, algo que altera o organismo e adiantando o envelhecimento.

Para conseguir envelhecer com alta qualidade, saiba como a alimentação saudável pode te ajudar a melhorar a sua vida e “prolongar a sua juventude”.

 

Evite os radicais livres

Uma das primeiras ações para impedir o envelhecimento precoce e ter uma pele mais jovem é evitar o consumo de alimentos e bebidas que têm radicais livres.

Entre os alimentos que possuem radicais livres estão: gorduras saturadas, carnes grelhadas e defumadas, bebidas alcoólicas em excesso e alimentos industrializados em geral.

Esses elementos também causam problemas nos dentes, tirando a coloração e causando sua queda, obrigando muitos a irem a uma clínica de odontologia para realizar um tratamento. 

Para evitar que esses elementos atinjam a pessoa a preconizar o envelhecimento, é importante o consumo de alimentos detox.

Esses alimentos são indicados para eliminar diversas substâncias tóxicas no organismo, como o excesso de radicais livres, limpando o corpo desses elementos.

Os principais alimentos detox para limpar o organismo são couve, chá verde, alcachofra, legumes orgânicos, própolis, limão, frutas, verduras.

 

Por que os alimentos antioxidantes são bons?

No combate ao envelhecimento precoce, os alimentos antioxidantes são importantes para neutralizar, ou até destruir os radicais livres do corpo.

Isso porque esses tipos de alimentos possuem esses seguintes elementos:

  • Vitamina C: elementos ácidos e biológicos que são absorvidos em sua totalidade no intestino delgado, absorvendo os radicais livres;
  • Vitamina A: encontrado em micronutrientes em diferentes fontes de origem animal, ele garante a saúde dos nossos olhos e dos dentes;
  • Vitamina E: essa vitamina tem ação antioxidante propriedades anti-inflamatórias e controla o colesterol ruim do corpo;
  • Licopeno: Encontrado no tomate, ajuda a controlar a pressão arterial, com ação antioxidante e previne o câncer de próstata;
  • Catequinas: Outro elemento que possui uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos, como uva e morango.

- Publicidade -

alimentos antioxidantes

 

Como a alimentação saudável ajuda na qualidade dos dentes

Outro fator que indica o envelhecimento são os dentes. Com o passar do tempo, o esmalte, responsável por cobrir o dente, por meio da placa bacteriana e a cárie.

Esses problemas não ocorrem apenas pelo número de cáries, mas também pelos hábitos ruins de alimentação e do consumo dos radicais livres, que prejudicam a qualidade dos dentes.

E o envelhecimento dos dentes pode ser um problema que acontece antes da terceira idade. Com a alimentação desbalanceada, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros pode causar manchas nos dentes, trincos e hipersensibilidade.

Uma forma de retardar a perda do esmalte nos dentes é o consumo de alimentos ricos em fibras, como acelga, kiwi, cenoura, maçã, pêra, entre outros.

Outro elemento importante para eliminar detritos é a água. Isso porque, a água elimina os ácidos e açúcares que são prejudiciais para o esmalte dos dentes.

Na internet, existem diversos tipos de software odontológico e aplicativos dedicados para discutir e avaliar os cuidados tomados para preservar os dentes.

Além de preservar o esmalte dos dentes durante a juventude e vida adulta, a boa alimentação retarda o envelhecimento dos dentes, deixando-os mais bonitos com o passar do tempo, além de melhorar a auto estima das pessoas.

Alimentação saudável é um investimento para o corpo

A alimentação é um elemento indispensável para a vida do ser humano. Entretanto, os hábitos ruins podem causar mais prejuízos que benefícios para as pessoas.

Por isso, é fundamental consumir alimentos que tenham Vitaminas A, C, E e fibras, mantendo a qualidade de vida do corpo e dos seus dentes.

Além disso, evite o consumo dos chamados radicais livres, bebidas alcóolicas e cigarros, pois o consumo desses elementos prejudica a pele e antecipa o envelhecimento da pele e retira o esmalte dos dentes.

Assim, sua vida ficará muito mais saudável, garantindo maior longevidade e beleza para todas as pessoas.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal 

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais