Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Como se prevenir de doenças respiratórias

Atividades físicas ajudam a prevenir doenças respiratórias.

52

Não é somente nas estações mais frias do ano que temos um aumento significativo no número de gripes e resfriados. Com isso, o aumento da atenção das pessoas em procurar especialistas de saúde para ajudar em como se prevenir de doenças respiratórias vem crescendo devido a rápida forma de contágio, o que preocupa a população em um mundo Globalizado.

O ar frio tende a levar a circulação de vírus com mais facilidade entre as pessoas, principalmente as que não tem cuidados com a higiene. 

Não são apenas as crianças e idosos que sofrem estes riscos e precisam se prevenir, mas também as pessoas jovens e com baixa imunidade estão propensas a estes riscos.

Também é preciso estar atento no caso de ter alergias, renite, sinusite, asma ou já ter tido pneumonia alguma vez em sua vida. Veja agora algumas dicas consideráveis no cuidado com os seus pulmões. 

 

Não esqueça de tomar bastante líquido

Como nosso corpo tem mais de 60% composto de líquido, a hidratação sempre é um dos melhores remédios na prevenção de doenças. Além do chá, sucos e frutas, a água é tão importante em estações quentes e frias, pois combate a prevenção de gripes e resfriados, além de outros problemas em nosso organismo. 

 

Lave as mãos constantemente 

As pessoas tendem a acreditar que infecções respiratórias apenas podem ser contraídas pelo ar, mas se esquecem de uma das principais formas de contaminação: a falta de higiene com as mãos. 

Você pode ao longo do dia tocar em inúmeros microrganismos, e sem o cuidado necessário em lavar as suas mãos previamente ao levar as mãos a boca ou nariz, pode estar se contaminando sem perceber. 

Para reduzir ao mínimo as chances de infecção respiratória, lave as mãos constantemente, após as refeições e quando estiver fora de casa. Sempre use álcool gel, tanto em sua casa como em outros estabelecimentos. Também evite tocar em telefones públicos e levar as mãos ao rosto depois, algo muito comum inclusive. 

 

Não vá a lugares muito aglomerados

Principalmente em períodos de surtos de doenças respiratórias, como foi o caso da H1N1, não é recomendado visitar lugares muito lotados e especialmente se não haver muitas saídas para respirar. Por isso, se pensa em viajar, faça uma pesquisa para encontrar lugares a conhecer em céu aberto.

- Publicidade -

Em lugares assim é mais fácil adquirir infecções, pela circulação de micro-organismos, vírus, bactérias e fungos. As infecções respiratórias costumam ser mais fáceis de se adquirir em escolas, creches, asilos, shoppings, festas ou até mesmo no trabalho. Seja no trabalho ou na balada, o recomendável é estar em um espaço bem arejado, ventilado e iluminado, de forma a reduzir os micro-organismos. 

 

Controle a sua rinite alérgica

Rinite é a inflamação da mucosa por vias aéreas, especialmente do nariz. Quem tem rinite tem o dobro de chance de adquirir outras doenças respiratórias, por que a defesa desta região já é mais desabilitada. 

É importante que você evite os fatores que atacam a rinite, como a poeira, ácaros, mofo e pelos de animais domésticos. Tratando corretamente esta inflamação, será possível evitar a presença de sinusites agudas no futuro, que podem até necessitar de cirurgias caso não curadas. 

 

Faça as vacinas

Caso a gripe esteja solta em sua região, não perca tempo e faça a vacina para prevenir a gripe. Gripes fortes podem provocar pneumonia ou a H1N1, que se não cuidadas levam a morte. 

Para que você saiba, a vacina irá te proteger apenas dos vírus combatidos na vacina, em geral para as que estão em tendência no momento, causando riscos de vida. As vacinas para a gripe não irão te proteger de outros vírus então, sendo que algumas pessoas podem ficar resfriadas mesmo que tenham tomado a vacina. Por isso o cuidado com as mãos, alimentação e hidratação. 

Nem todas as pessoas podem tomar a vacina da gripe, portanto é preciso consultar previamente e informar qualquer tipo de alergia que você tenha. 

 

Use antibióticos se necessário 

Caso você sinta algum sintoma de resfriado e principalmente em períodos de alguma infecção, já procure o médico. Tudo por que você não deve usar antibióticos fora de recomendação médica, apenas com a devida prescrição. 

A maioria das infecções é causada por algum vírus, um parasita que se instala em nosso corpo. Justamente por isso que usar qualquer antibiótico não terá nenhuma vantagem, podendo expor o seu organismo e efeitos colaterais que podem trazer riscos para a sua saúde. 

Se usar antibióticos sem as devidas orientações, é possível que as bactérias em seu organismo fiquem desequilibradas, que podem facilitar o surgimento de uma infecção mais grave e preocupante. 

Não se esqueça de adotar uma dieta saudável. Sempre que você adotar por uma dieta rica em frutas cítricas, pouca ingestão de alimentos gordurosos e hidratação constante, a sua imunidade sempre estará controlada, com poucos riscos para doenças e infecções neste tipo.

Mas mesmo as pessoas mais fortes e saudáveis podem ficar gripadas. O indicado é controlar a situação o mais rápido possível, para que você se previna para não ficar doente novamente. 

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais