Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Coco, um superalimento!

52

Ele é um dos alimentos mais nutritivos, em suas diferentes formas e composições, oferece um arsenal de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, estou falando dele, do delicioso coco!

Acredite, de tão nutritivo, o coco é considerado uma das frutas mais saudáveis que existem, pois além de oferecer vitaminas e minerais, tem uma combinação ímpar de ácidos graxos que também trazem muitos benefícios para a saúde.

O problema é que, por ser fonte de gordura saturada, o coco sofre muito preconceito por parte de quem tem medo de engordar. Porém, estudos comprovam que isso não tem fundamento, já que por conter ácidos graxos, os nutrientes da fruta vão direto para o fígado, se transformando em fonte de energia rápida.

Vale ressaltar que o coco também fortalece o sistema imunológico, já que é rico em ácido láurico, componente com propriedades antimicrobianas, que oferece vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico. 

Já a água de coco ajuda a regular o intestino, hidratar e combater a retenção de líquidos. 

E mais, não só a água de coco como também a polpa, são ricas também em potássio, que contribui para o bom funcionamento do coração, além de manter a pressão arterial e proteger a função neuromuscular.


A polpa do coco

Dentre os muitos benefícios da polpa do coco, podemos citar que por ser fonte de flavonóides, ela combate doenças cardíacas, evita a formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, e mais, também facilita  a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. E a coisa não para por aí, o coco também é rico em carboidratos, ajudando a repor a energia perdida.

Polpa do Coco

 

Água de coco 

- Publicidade -

Já, a água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, ou seja, pode ser uma ótima aliada quando o assunto é hidratação e prevenção de cãibras. A água de coco também é fonte de minerais como cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, e de vitaminas como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C, fazendo do coco um alimento antioxidante.


Óleo de coco 

Quando falamos que o coco é uma fruta rica, queremos dizer que no coco inteiro encontramos vitaminas e nutrientes. Assim, o óleo de coco também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas não é só isso, ele melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. 

O óleo de coco é um poderoso hidratante natural, podendo ser aplicado na pele ou nos fios dos cabelos, razão pela qual faz parte da composição de muitos produtos de beleza.

Mas os benefícios do óleo de coco não ficam só no plano estético, já que ele pode ser usado em preparo de alimentos, sendo considerado a melhor e mais saudável fonte de gordura, sendo muito estável, ou seja, não alterando sua estrutura química ao ser exposto a altas temperaturas, portanto, continuando saudável mesmo após o cozimento.

 

Leite de coco 

Leite de Coco

Quando dizemos que o coco é todo ele saudável, é todo mesmo, até o seu leite, que é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. 

E mais, o leite de coco, também, é uma ótima fonte do ácido graxo láurico que age no organismo fortalecendo a imunidade. 

Isso tudo sem falar que o leite de coco é também uma alternativa livre de lactose para quem sofre de intolerância ou é alérgica ao leite animal. O leite de coco é  vegetariano e não contem soja ou glúten.

Se animou? Que tal, então, investir mais em um cardápio repleto de coco? Confira Aqui algumas opções.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais