Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Quais suplementos podem ajudar na prática de pilates?

56

Quem não quer ficar com um corpo em forma, não é verdade? Uma das alternativas para isso é o pilates. Para que os resultados apareçam com mais facilidade, uma ótima ideia é fazer uso de suplementos alimentares. Você sabia que alguns deles ajudam até mesmo na prática do pilates?

Os suplementos estão associados à prática de hipertrofia muscular. Porém, esse não é o verdadeiro foco desses produtos. O papel deles é complementar a alimentação, fazendo com que não faltem nutrientes em nosso corpo.

Dessa forma, com todas as quantidades certinhas de nutrientes, o ganho de massa — ou emagrecimento — está mais para um efeito colateral. Interessante pensar dessa forma, não é mesmo?

Vamos deixar de papo e ir direito ao que interessa: os suplementos que podem ajudar na prática de pilates.

Boa leitura!

Suplementos de creatina

A creatina é muito importante para nosso organismo, e está presente em carnes, ovos, peixes e leites. Ela atua diretamente na ATP, ou seja, na fonte de energia dos músculos. Para ser mais específico, ela ajuda em exercícios de curta duração, mas de intensidade pesada.

Um dos efeitos desses suplementos é aumentar a resistência dos músculos. Dessa forma, conseguimos realizar mais exercícios sem maiores esforços. Porém, ela não aumenta o músculo, mas sim melhora o desempenho do atleta.

A creatina tem muito a oferecer aos praticantes de pilates. De fato, aguentar alguns segundos a mais em determinadas posições pode ser extremamente vantajoso para sua musculatura.

Uma das curiosidades da creatina é seu uso cumulativo. Não faz diferença o período do dia em que é consumida, pois o que importa é consumi-la.

Boa Suplementação

O uso de creatina pode ser feito em ciclos de um mês. Nesses períodos, são ingeridos até 20 g do suplemento por dia durante uma semana. Em seguida, são usados 5 g por dia nas últimas 3 semanas do mês. Ao fim do ciclo, há interrupção da suplementação no mês seguinte para que o organismo não acostume. 

Whey para a musculatura

O Whey é o suplemento certo para o ganho de massa magra. No entanto, ele também faz outro trabalho importante: a recuperação muscular. Estamos interessados no segundo efeito.

- Publicidade -

Seus músculos sofrem muito durante as atividades do pilates. Dessa forma,  todo o potencial do exercício pode escapar de suas mãos, caso não mantenha uma boa alimentação. 

Existem 3 tipos de Whey no mercado:

    • Concentrado: apresenta menos filtragens em seu processo de produção. Portanto vários componentes do leite integram esse suplemento. Sua vantagem está na absorção lenta pelo organismo.
    •  Isolado: podemos dizer que é a proteína pura. Não existem resquícios como no Whey Concentrado. Apresenta uma alta concentração de aminoácidos.
  • Hidrolisado: em resumo, é a mesma coisa que o Whey Isolado, mas as moléculas sofreram quebras, processo este que facilita sua absorção pelo organismo.

O consumo recomendado de Whey varia de acordo com o peso da pessoa. O ideal são 2 g de proteínas por quilo. Assim, uma pessoa que pesa 80 kg, por exemplo, precisa ingerir cerca de 160 g de proteínas por dia. Pode-se encontrar o valor de Whey pelo uso de regra de três.

Cafeína no pré-treino

A cafeína é um suplemento perfeito para quem quer perder peso. Além disso, ela é ótima para dar aquela disposição extra para treinar. Bateu cansaço? Algumas cápsulas de cafeína e você está renovado.

Outro benefício importante da cafeína é seu aumento de imunidade contra a fadiga. Dessa forma, ao fazer uso dela, será mais difícil se cansar ao longo do treino. 

De quebra, ela ainda tem efeito termogênico. Isso mesmo, você vai treinar mais, com maior intensidade, quase sem nenhuma fadiga e ainda vai emagrecer mais depressa.

O consumo de cafeína não deve ser recorrente. Além disso, nunca consuma suplementos estimulantes próximo ao horário de dormir, a não ser que precise ficar acordado a noite inteira.

Cerca de 30 minutos antes do treino, faça uso de até 400 mg de cafeína. Uma dose acima dessa pode causar problemas no organismo. Por isso você deve tomar cuidado com chás, refrigerantes e qualquer outro produto que contenha esse ativo.

Suplementos de beta-alanina

Os suplementos de beta-alanina são ótimos para evitar lesões musculares, assim como para afastar a fadiga. Em resumo, o ativo atua no pH do sangue, e sua função é controlar a acidez natural decorrente da atividade física.

A beta-alanina aumenta o desempenho nas atividades, favorecendo ganhos além do comum com os exercícios. Dessa forma, ela potencializa bastante os efeitos das atividades físicas, principalmente por adiar a fadiga.

A dosagem deve ser personalizada, pois cada pessoa responde de uma forma ao suplemento. O consumo é feito cerca de 40 minutos antes e 40 minutos depois da atividade física.  Se for sua primeira vez consumindo esse suplemento, prepare-se para uma sensação de formigamento! 

Os suplementos apresentados neste artigo certamente vão impactar positivamente no desempenho durante o pilates. Antes de fazer uso descarado dos produtos, consulte um nutricionista para orientações mais detalhadas.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais