Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Pilates ajuda a diminuir ansiedade: entenda

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A ansiedade é considerada o mal do século, e não é a toa que a cotação online de plano de saúde vem se tornando comum entre pessoas que desejam ter um acompanhamento com um profissional que as ajude com questões mentais. 

Para diminuir a ansiedade, as pessoas estão em busca de diferentes soluções, sendo uma delas o Pilates.  Ele é uma forma de exercício que costuma ser associado à ioga.  

Isso porque existem algumas semelhantes entre eles: ambos são praticados em tapete, melhoram a força corporal e colocam ênfase na respiração. Mas é aí que termina a semelha. 

O pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates, um treinador físico alemão do século 20. Hoje em dia, esse é um dos exercícios mais praticados em casa, academias ou locais especializados. 

Ele faz tanto sucesso por ser incrivelmente poderoso, proporcionando o relaxamento do corpo, rejuvenescimento e liberação da tensão. O principal método do pilates é respirar, oxigenar o sangue que acalma o cérebro. Portanto, ele é associado como uma solução para a ansiedade. 

Neste post, veremos como os benefícios do pilates e como ele pode ajudar a diminuir a ansiedade. Confira! 

Benefícios do pilates e sua relação com a diminuição da ansiedade

Se você vive com ansiedade, é hora de olhar além da ioga e da meditação e experimentar o pilates. Ele pode ser mais do que apenas uma forma de obter braços tonificados. 

Além dos benefícios físicos, também pode ajudar a melhorar o foco e a concentração mental, além de reduzir o estresse e a ansiedade e aumentar a energia. 

Diminuir estresse

Ao aprender a se adaptar aos seus movimentos e respirar, o pilates pode te ajudar a lidar com situações difíceis, que são particularmente importantes para as pessoas que vivem preocupadas. 

Veja a seguir como o pilates funciona e os seus benefícios: 

Uso da respiração para encontrar atenção em movimento

A respiração é uma das ferramentas mais poderosas para acalmar a mente e é utilizada em de forma ampla em práticas para saúde mental. A respiração é um dos princípios de pilates de Joseph Pilates e um componente essencial em todas as aulas do exercício. 

Cada exercício de pilates envolve um padrão respiratório específico que melhora a sua eficácia, ajuda a fornecer oxigênio aos músculos, remove resíduos e evita que você prenda a respiração. 

Ao focar na sua respiração, o cérebro não é capaz de compilar aquela lista de “preocupações” ou focar na programação da tarde para pegar as crianças, o que vai preparar no jantar, a ida ao banco para resolver algum assunto e assim por diante. 

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Em vez disso, o pilates direciona seu foco para a aula, o que faz você focar no presente e se desligar das tarefas futuras. 

Gerenciamento de estresse e relaxamento

O pilates também é amplamente utilizado como maneira de reduzir e lidar com o estresse. Os exercícios podem diminuir os “hormônios do estresse” (como o cortisol) e aumentar a endorfina, que faz você se sentir bem, dando um impulso natural ao seu humor. 

Como forma de exercícios, o pilates também pode melhorar sua capacidade de responder e lidar com o estresse, aumentando a sua resiliência a ele. 

Melhoria da memória e o treinamento cerebral

Ao realizar formas automatizadas de exercícios físicos, como correr em uma esteira, por exemplo, o corpo pode estar trabalhando, mas o cérebro não está ativamente engajado. 

Isso pode aumentar o risco de lesões e reduzir os benefícios do exercício. O pilates requer que você recrute seu corpo e mente simultaneamente. Quando aprendemos um novo exercício ou modificação, isso desafia o cérebro a aprender uma nova habilidade,  mantendo a mente ocupada o tempo todo. 

Além disso, o exercício bombeia sangue para o cérebro, o que deve fazer você pensar de maneira mais clara. Ele aumenta o tamanho do hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória. 

Também aumenta as conexões entre as células nervosas do cérebro. Isso pode melhorar sua memória e ajudar a proteger seu cérebro contra lesões e doenças. 

Ferramenta no tratamento da depressão ou ansiedade

Grande parte das pesquisas sobre exercícios e saúde mental focam no tratamento da depressão com exercícios físicos

O pilates pode ajudar no tratamento da depressão e ansiedade, oferecendo diversos benefícios para a mente, como:

  • É uma oportunidade de socialização;
  • Muda os níveis de substâncias químicas no cérebro (serotonina, cortisol e endorfina);
  • Proporciona uma distração para os pensamentos negativos;
  • Libera o estresse;
  • Aumenta a atenção;
  • Ajuda a criar uma rotina de autocuidado. 

Últimas palavras

O pilates oferece diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Com ele, é possível controlar melhor o corpo quando ele está sob estresse físico ou mental. 

Em última análise, isso pode aliviar os sintomas de ansiedade, como respiração rápida e reduzir a frequência cardíaca. 

O pilates usa movimentos corporais intencionais e fluidos para obter força e flexibilidade. Mas esses movimentos também podem ajudar a aliviar o estresse, ou seja, é um exercício ótimo para a saúde física e mental. 

Esperamos que, a partir de agora, se você sofre com ansiedade, dê uma chance para o pilates. Além disso, se tiver alguma dúvida, fale primeiramente com o seu médico!

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