Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Entenda como o Pilates pode ajudar a prevenir doenças

58

O Pilates é uma prática muito utilizada ultimamente, baseada em diversos exercícios físicos por meio do solo e equipamentos específicos, no intuito de manter o controle sobre a mente e o corpo. 

Suas capacidades são de ajudar na saúde e manter a qualidade da vida das pessoas. 

Criado por Joseph Pilates em 1920, o Pilates se tornou muito popular e está em ascensão pelo mundo todo. 

No Brasil em específico, a prática foi adotada nos anos 2000, mas ainda hoje é uma novidade para muitos. Aqui, existem cerca de 35 mil Studios em crescimento constante, levando esta maravilha para todos os tipos de pessoas.

Seus benefícios são diversos, e um deles é que pode ser feito por qualquer tipo de pessoa, desde mulheres com prótese de silicone, atletas olímpicos, gestantes e até pessoas que precisam de reabilitação física.

O Pilates consegue manter o condicionamento físico, a definição muscular e o emagrecimento. 

Benefícios do Pilates 

Todos aqueles buscando manter um corpo saudável e ideal, não podem jamais ignorar os benefícios diversos. 

Se você procura praticar Pilates, lembre-se que é seguro, possui os mesmos benefícios de uma atividade física comum, auxilia a correção da coluna, alivia o estresse e melhora a elasticidade do corpo. 

Em geral os benefícios são muitos, então listamos alguns abaixo.

Diminui o estresse 

Os exercícios praticados exigem uma concentração e um ritmo específico, assim, com o passar do tempo, os praticantes começam a adquirir um maior controle sobre o próprio corpo, lidando melhor com o estresse, o nervosismo e a ansiedade. 

Trabalha os músculos 

A diferença do Pilates para as outras práticas físicas é que o fortalecimento muscular ocorre de forma global. 

Desta forma, durante os exercícios ocorre uma ativação simultânea de diversos grupos musculares. Junto a isso, as articulações também são estimuladas. 

Diminui a dor nas costas 

O Pilates consegue ajudar no alívio de dores nas costas, que muitas vezes são causados por costumes sedentários e nada saudáveis. 

Flexibilidade 

Alguns exercícios do Pilates conseguem aumentar a flexibilidade da parte posterior do corpo, que geralmente causa a maioria dos problemas. 

Além disso, a flexibilidade do corpo todo em geral é afetada, assim, nos causando menos lesões, menos dores nos músculos e ainda melhora o desempenho nas atividades físicas. Isto por possuir um corpo mais flexível.  

Melhora a postura 

Os exercícios praticados visam alinhar a coluna da forma correta, tornando cada pessoa mais consciente sobre o corpo e as posições corretas. 

Ajuda no controle do corpo 

O Pilates consegue exercitar o corpo por inteiro, ao invés de focar algo isolado. Desta forma, evita o desequilíbrio muscular que é comum nos outros tipos de exercícios. 

- Publicidade -

Melhora a respiração 

Muitas pessoas sofrem de ansiedade e estresse constante, o que causa uma interrupção na respiração, provocando um bloqueio no músculo do diafragma. 

O Pilates, por trabalhar a musculatura respiratória, consegue ensinar as pessoas a respirar normalmente com um controle melhor. 

Eficaz em várias situações 

O Pilates pode ajudar no  alívio de sintomas o fibromialgia, artrite, artrose, além da recuperação pós câncer. 

Como o Pilates pode ajudar na prevenção de doenças? 

Provavelmente você se pergunta como uma série de exercícios físicos conseguem ajudar tanto assim, e ainda prevenir doenças. Existem alguns motivos e problemas que ele ajuda a resolver, de forma efetiva. 

Pilates e saúde

As técnicas usadas, além de ajudar no condicionamento físico, podem auxiliar no tratamento e prevenir doenças. 

Benefícios do Pilates para as doenças mentais 

A prática de exercícios ajuda a prevenir doenças mentais e neurológicas, além de aliviar os sintomas de doenças como a Síndrome de Parkinson (doença detectada por exame de DNA). 

Todos sabem que a saúde do corpo físico está ligada de forma direta na saúde mental. 

Desta forma, quando a prática do Pilates trabalhar a postura, equilíbrio e musculatura, pode ajuda a amenizar os sintomas. A ajuda que isto causa é maravilhosa. 

Pilates para a prevenção da endometriose 

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio em outros órgãos como trompas, ovários, intestinos e bexiga. O resultado disso é o desconforto para a mulher. 

Em alguns casos é necessário a cirurgia para a remoção, mas a prática de Pilates pode ajudar e beneficiar mulheres com endometriose. Isto pelo fato de que a prática libera endorfina, que é responsável pelo bem estar e alívio do estresse. A endorfina é um dos responsáveis por agravar a doença. 

Pilates na prevenção de doenças cardiovasculares 

Como os exercícios ajudam a fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico, também irá beneficiar no tratamento e para prevenir doenças cardiovasculares. 

Pilates para o tratamento de doenças reumáticas 

O reumatismo ou a doença reumática pode causar danos nos ossos, articulações e músculos. Para casos como estes, os benefícios do Pilates são maravilhosos. Os exercícios nutrem as articulações, ajudando a diminuir os incômodos e dores. 

Entre as doenças reumáticas que podem ser prevenidas ou amenizadas com a prática do Pilates estão:

  • Artrite 
  • Reumatóide
  • Artrose
  • Osteoporose
  • Tendinite
  • Bursite
  • Lúpus
  • Fibromialgia

Conclusão

O Pilates é um método que pode ser praticado sem restrições. Para que os exercícios sejam eficazes, o treinamento deve ser realizado (como em qualquer esporte) pelo menos uma vez por semana, ao longo do ano. 

Nosso conselho: faça 2-3 sessões de Pilates por semana, dependendo da sua idade e do objetivo que deseja alcançar para prevenir doenças.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais