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Qual a diferença entre dieta pobre em carboidrato e baixa caloria? É saudável fazer esse tipo de dieta?

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Qual a diferença entre dieta pobre em carboidrato e baixa caloria? É saudável fazer esse tipo de dieta? As dietas com baixo teor de carboidratos e calorias costumam enganar aqueles que estão interessados ​​nelas. São dois termos que muitas vezes podem ser confundidos, já que pode parecer que reduzir carboidratos significará necessariamente reduzir calorias e vice-versa, mas na verdade não são sinônimos.

Confira aqui qual a diferença entre dieta pobre em carboidrato e baixa caloria, se é seguro fazer esse tipo de dieta, qual o objetivo, vantagens e desvantagens:

Diferença entre dieta pobre em carboidratos e baixa caloria

A diferença é que em uma dieta hipocalórica é planejada para perder peso diminuindo as calorias, ou seja, cortando certos tipos de alimento de sua dieta e consumindo menos calorias do que precisa diariamente. Portanto, a redução de calorias poderia ser feita sem implicar na eliminação de carboidratos, entre os quais pão, arroz ou macarrão podem fazer parte da dieta.

No caso da dieta pobre em carboidratos, como a dieta Low Carb, o que ocorre é a diminuição do consumo de carboidratos, ou seja, não há necessariamente a diminuição de calorias, mas do macronutriente.

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É saudável fazer esse tipo de dieta? Quais as recomendações profissionais?

A escolha desse tipo de dieta não é uma solução a longo prazo, pois as pessoas que seguem esse tipo de dieta por muito tempo, geralmente, não seguem o plano à risca e, portanto, não obtêm os resultados desejados, além de acabar prejudicando a saúde por falta de nutrientes essenciais para organismo, causando o efeito oposto.

Em alguns casos, essa dieta possa ser usada para as pessoas mais sedentárias, pois há necessidade de controlar um determinado grupo de alimentos, uma vez que, sua necessidade calórica é reduzida por falta de atividade.

Normalmente, esses tipos de dieta são indicados temporariamente, para pessoas que precisam perder peso.

No entanto, o corte completo de carboidratos não é indicado, pois muitos são os pesquisadores e nutricionistas que apoiam o consumo de carboidratos em uma alimentação balanceada, pois são um dos principais pilares para fornecer energia e equilibrar o metabolismo.

Os carboidratos são importantes fontes de fibras (no caso de produtos integrais), compostos fenólicos, carotenóides e trazem benefícios para a nossa saúde além de prevenir doenças como diabetes tipo 2 e obesidade, quando consumidos de forma correta e sem excesso. Os carboidratos em uma dieta balanceada relatam inúmeros benefícios.

Ao optar por fazer dieta alimentar, é aconselhável consultar profissionais nutricionistas para traçar metas e não cair em práticas que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, com atendimento especializado, cada um receberá orientações personalizadas do que é melhor para o seu bem-estar de forma segura, sem correr riscos.

Dietas

Qual é o propósito de uma dieta pobre em carboidratos?

Algumas dietas com baixo teor de carboidratos têm como objetivo melhorar os níveis de açúcar no sangue. Para pessoas com diabetes tipo 2, essa dieta sob a supervisão de um nutricionista pode ser útil. Uma dieta baixa em carboidratos pode fazer com que as pessoas percam peso se consumirem menos calorias.

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A perda de peso tem um efeito positivo sobre a sensibilidade à insulina de diabéticos com excesso de peso, quando a alimentação é equilibrada e com baixo consumo de carboidrato.

Muitas dietas pobres em carboidratos são projetadas para ajudar as pessoas a perder peso. As dietas de perda de peso com baixo teor de carboidratos mais conhecidas são Atkins, Dukan e Low carb.

Depois, há as dietas com baixo teor de carboidratos, baseadas na ideia de que é mais saudável evitar certos produtos com carboidratos. O Paleodieta é um exemplo disso.

Você pode perder peso com uma dieta baixa em carboidratos?

Qualquer tipo de dieta em que menos calorias seja consumida do que a usada para atividades diárias, levará à perda de peso. Isso também se aplica a uma dieta pobre em carboidratos, onde menos calorias são ingeridas do que antes.

Mas se você comer a mesma quantidade de calorias, uma dieta baixa em carboidratos não resultará em mais perda de peso, apenas fornecerá outros benefícios, como o controle de açúcar no sangue, acelerar o metabolismo, etc.

As dietas com baixo teor de carboidratos não causam mais perda de peso a longo prazo do que as dietas com alto teor de carboidratos, tudo se resume ao déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que gasta.

Quais são os benefícios de uma dieta pobre em carboidratos?

Uma dieta baixa em carboidratos geralmente é rica em proteínas, o que faz com que aumente a saciedade, pois o corpo demora mais tempo para metabolizar as proteínas e fazer a digestão.

Além disso, a proteína é importante para construir músculos. Comer proteína suficiente durante a perda de peso pode ajudar a manter e ganhar mais massa muscular, em conjunto com a realização de exercícios físicos.

Quais as desvantagens de uma dieta pobre em carboidratos?

Uma dieta pobre em carboidratos aumenta o risco de deficiências em alguns nutrientes, particularmente em certas vitaminas B, fibra alimentar e iodo. Além disso, os efeitos positivos para a saúde de alguns produtos ricos em carboidratos são perdidos. Por exemplo, produtos de grãos inteiros reduzem o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer intestinal.

Muitas pessoas não aderem a uma dieta pobre em carboidrato e de baixa caloria por muito tempo, porque é muito rígida, unilateral ou impraticável. Além disso, a perda de peso geralmente não é permanente porque um padrão de alimentação saudável não foi aprendido.

O ideal é sempre consultar um profissional de saúde e nutricionista para realizar uma avaliação e indicar o tipo de dieta adequado para o seu metabolismo e necessidades físicas.

Referência:

https://pebmed.com.br/dietas-com-baixo-teor-de-carboidrato-para-controle-do-diabetes-funcionam/

https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2020/01/deixar-de-comer-carboidratos-ajuda-no-emagrecimento-rapido.html

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