6 Benefícios da Castanha de Caju

Já se perguntou de onde se originou a castanha de caju? O cultivo do fruto acontece em regiões tropicais como Brasil, Índia, Tanzânia, Nigéria e Moçambique. Aqui no Brasil, o fruto é cultivado no Nordeste, onde o clima é mais propício para o desenvolvimento das sementes.

castanha de caju

Qual é a composição da castanha de caju?

A castanha de caju é rica em minerais como:

  • Manganês
  • Zinco
  • Fósforo
  • Cobre
  • Magnésio

Além dos minerais, a castanha ainda contém propriedades essenciais para o organismo:

  • Açúcares
  • Carboidratos saudáveis
  • Aminoácidos
  • Vitaminas
  • Fibras

Castanha De Caju E Seus Benefícios

A castanha de caju crua contém excelentes propriedades antioxidantes e impulsiona o funcionamento metabólico. Existe um mito de que a castanha de caju engorda. Será que é verdade?

castanha de caju benefícios

Uma porção de 100 gramas de castanha de caju contém até 500 calorias. Mas isso não significa que na dieta diária pode contribuir para o aumento de peso. Por que não?

Porque o fruto é composto de diversos nutrientes responsáveis pela queima de caloria. Claro que aqui cabe uma palavra de cautela: assim como qualquer outro alimento, a castanha desse fruto deve ser consumida com cautela, do contrário pode ser um gatilho para o aumento de calorias no organismo.

Consumida da maneira correta e com a quantidade necessária, pode ser ingerida todos os dias e contribuir com a redução de medidas. A seguir, podemos listar alguns dos principais benefícios da castanha de caju:

Controle da pressão arterial

Um dos componentes, o Magnésio, pode contribuir para o equilíbrio da pressão arterial. O mineral contribui para que pressão arterial se mantenha sob controle, favorecendo pessoas que sofrem com problemas de pressão.

Ossos resistentes

O Magnésio e o Cálcio – essenciais para a saúde óssea, estão presentes no fruto. Portanto, o consumo diário auxilia na resistência de ossos e dentes.

Combate ao câncer

Os flavonoides presentes na castanha agem na prevenção de células tumorais. E essas poderosas Proantocianidinas contam com um reforço escudeiro: o Cobre. Esse minério contribui para as funções anticancerígenas.

Cabelos saudáveis

O cobre – aliado no combate ao câncer, também é responsável pelo auxílio na produção de Melanina. Isso contribui para a inibição de crescimento de fios brancos além de proteger a pigmentação das madeixas. Por ser benéfica para o bom circulamento dos vasos sanguíneos e articulações, a castanha de caju é essencial para a saúde dos cabelos e beleza dos fios.

Auxílio no combate à diabetes

Pessoas que sofrem com a oscilação de níveis de açúcar no sangue, foram favorecidas com essa castanha. Isso se dá porque o consumo do fruto faz com que os níveis de triglicerídeos sejam reduzidos. A combinação de alimentação balanceada, com baixo teor de gorduras e castanha de caju, são ferramentas poderosas para quem sofre de diabetes.

A semente de sucupira,  também é uma ótima opção no tratamento natural da diabetes veja neste site http://oleodesucupira.net/ as dicas de como fazer o chá e o uso do óleo, bem os benefícios para a saúde e da cura natural.

Alívio nos sintomas de Menopausa e TPM

A alimentação inadequada está diretamente ligada aos sintomas comuns durante a TPM ou a Menopausa. Durante as oscilações de humor e desconfortos do período, uma dieta balanceada associada ao consumo pode contribuir e muito para o alívio dos sintomas.

Onde comprar a castanha de caju?

Castanha de caju comprar

Você pode comprar castanha de caju em casas que vendem produtos naturais, supermercados ou até mesmo pela internet, em sites confiáveis. Castanha de caju – preço: o preço do quilo varia muito de lugar para lugar. Geralmente, está entre 30 a 50 reais o quilo.

Sem dúvida tem muitos benefícios para a saúde do organismo.

Share This Post On