Pilates Infantil
O Pilates infantil surgiu em 2006 nos Estados Unidos com o intuito de reduzir a queixa de dores nas costas causadas pelo peso excessivo das mochilas escolares.
A repercussão foi maravilhosa, pois essas crianças fazerem parte da chamada “geração de apartamento” as crianças nascidas a partir de 2008 não tem antigos hábitos como brincar na rua, correr, subir em árvores, e tantas outras brincadeiras feitas ao ar livre. E isso já incentivava desde cedo a criança a cuidar do seu corpo e da sua mente, a partir disso já incentivando a praticar alguma atividade física que seja.
Esse método chegou no Brasil fazem poucos anos e vem sendo bem explorado, crescendo os seus adeptos a cada momento.
São inúmeros os benefícios do Pilates infantil e os motivos do porque essa atividade é perfeita para os pequenos. Aqui vamos listar 10 benefícios dos infinitos que essa modalidade proporciona:
- Melhora da Atenção e Concentração – pois é necessário atenção e concentração ao realizar os exercícios propostos, principalmente em crianças que apresentam déficit de atenção.
- Melhora da Coordenação Motora – pois pode-se realizar exercícios de forma bilateral, unilateral, associando membros superiores e inferiores e também acessórios.
- Melhora da Cognição – pois a mente bem concentrada permite movimentos com fluidez e coordenados.
- Melhora da Habilidade Motora – ao realizar movimentos semelhantes com os da atividade de vida diária, porém com uso de aparelhos e acessórios podendo dar ênfase em algum déficit motor que a criança possa vir a apresentar.
- Melhora da Postura – na maioria dos casos prejudicada pelo peso excessivo das mochilas escolares, bem como do uso de aparelhos tecnológicos em abundância presente nas crianças atualmente como tv, celulares, tablets, computadores; de forma com que o Pilates trabalhe a postura desta criança, melhorando-a e a ensinando a ter uma maneira mais confortável e melhor de se comportar diante das atividades na qual a criança realiza fora do Studio.
- Melhora da Propriocepção – que é a noção do próprio corpo no espaço.
- Melhora do Equilíbrio
- Melhora da Interação – principalmente com outras crianças, o saber dividir o espaço, ter noção do espaço que ele ocupa e que o outro ocupa, bem como dividir com o mesmo aparelho e/ou acessório.
- Trabalhar a Consciência Corporal – pois não podemos fortalecer a musculatura desta criança em si, porém podemos proporcionar a elas movimentos mais coordenados, com utilização de musculatura adequada evitando assim a compensação de movimentos.
- Alongamento Muscular – visto que por passar horas e horas em uma única posição a musculatura enfraquece e também gera encurtamentos.
Mas é sempre bom lembrar que essa prática deve ser a partir de crianças com 4 anos de idade e sempre acompanhada de um profissional especialista em pilates, e não pode ser um exercício com altas intensidades e muito menos cargas.
O importante de tratar com crianças que práticas este tipo de método é fazer parecer que é uma gincana/brincadeira, mas sem perder o foco!