Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Benefícios do Pilates para a Terceira Idade

0 440

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”

– Joseph Pilates.

Essa frase é do criador da técnica de exercícios que hoje conhecemos como Pilates, em homenagem ao seu nome. E ela se torna cada vez mais real para o mundo em que vivemos. Hoje as facilidades do dia a dia nos levam cada dia mais ao sedentarismo e esse sedentarismo nos provoca a perda de mobilidade e devido a isso patologias associadas a uma vida sem atividade física. É comum nos depararmos com jovens com problemas de coluna devido as horas que passam sentados de maneira incorreta exercendo seus trabalhos. E isso se tornará um agravante para sua saúde quando atingirem a terceira idade. O benefícios do pilates para a terceira idade proporciona para o praticante um condicionamento físico que o permita ter uma maior qualidade de vida, bem como contribui para a sua longevidade.

Pilates na terceira idade

Uma postura incorreta tensiona a maioria dos músculos lombares ou todos eles. Como o idoso possui uma resistência muscular menor do que a de um jovem a postura errônea acaba por acarretar maiores consequências nesses indivíduos. São consequências como a cifose, escoliose e diversas patologias associadas a coluna vertebral, além disso uma postura incorreta é um fator que contribui de sobremodo para uma respiração mais limitada ou dificultada. A Técnica do Pilates visa o fortalecimento muscular desses e dos demais músculos que compõem nosso corpo e por isso age como um fator de prevenção e de melhora na qualidade de vida do idoso.

- Publicidade -

Com o envelhecimento outra coisa que se compromete visivelmente é a flexibilidade. Isso ocorre porque com o passar dos anos a quantidade de colágeno nos tecidos e articulações sofrem uma queda natural. O Pilates se têm na flexibilidade um dos seus pilares fundamentais. São exercícios que visam aos poucos aumentar a flexibilidade do indivíduo. É sabido que a prática de exercícios que visam o aumento de flexibilidade acabam por renovar e aumentar a produção do colágeno nos tecidos. O aumento da flexibilidade também contribui para que se diminua quadro de doenças geralmente associadas ao avanço da idade, como a artrite e artrose, por exemplo.

Benefícios do Pilates para a Terceira Idade

A idade também acarreta uma maior dificuldade em exercer atividades que envolvam carregar peso. Isso ocorre, porque como já dizemos, o idoso possui uma resistência muscular menor. Como quase todos nós acabamos tendo que nos submeter a atividades que envolva o peso, o idoso em especial sofre com dores musculares ao exercê-las. O Pilates em todos os seus exercícios busca o enrijecimento muscular. Para o idoso ter um músculo mais ativo é extremamente necessário para uma melhor qualidade de vida. Com o passar do tempo e a prática do Pilates esse indivíduo da terceira idade consegue voltar a erguer determinadas quantidades de peso sem que depois precisa recorrer a analgésico para eliminar as dores oriundas desse tipo de atividade física.

Todos nós sabemos que os idosos carregam consigo uma sabedoria que não é aprendida nos livros. É uma sabedoria que vêm com o passar dos anos e as experiências que essas pessoas acumularam, sejam elas boas ou ruins. O Pilates trabalha também a questão do equilíbrio mental. Ele acaba por deixar esse idoso mais relaxado mentalmente e menos estressados com as atividades do dia a dia.

Esse equilíbrio psíquico contribui para um estado mental de maior felicidade, e dessa forma o idoso poderá realmente nos passar os ensinamentos acumulados com o passar dos anos e brincar com seus netos ou mesmo ler um livro para eles na beira de uma fogueira.

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais