Emagrecimento: Saiba 7 fatores que atrapalham a sua perda de peso.
Quando falamos de emagrecimento logo temos o desejo de perder peso rápido, assim pensamos em algumas atitudes, como praticar mais exercícios físicos, diminuir as porções dos alimentos, não comer alimentos calóricos, entre muitas outras. Porém, é importante lembrar que o emagrecimento saudável não se resume apenas nas contagem de calorias ou no gasto delas, mas, também, em uma lista de fatores que possuem influência direta com o processo e que podem dificultar no mesmo.
Índice de Conteúdo
Disbiose
Disbiose é a síndrome do intestino preso, ou seja, quando a flora intestinal está desequilibrada. Essa síndrome causa problemas na digestão e também no sistema imunológico. Pode ser causada por diversos fatores como uso de medicamentos, má alimentação, estresse, entre outros.
Para quem deseja emagrecer, a disbiose pode ser um problema, pois ela possui significativa relação com a obesidade.
Esquecer de beber água
Caso você beba pouca água durante o dia, você não vai conseguir emagrecer. Para que o seu corpo elimine gordura, ele necessita de um meio aquoso. Por este motivo, não esqueça de beber dois litros de água diariamente, ela é importante não só no emagrecimento mas para manter o seu corpo saudável.
Não dar atenção ao sono prejudica o emagrecimento
Para quem quer emagrecer, é fundamental que o sono seja de qualidade e é comprovado que dormir pouco engorda.
Não ter uma noite de sono de qualidade faz com que o indivíduo engorde, pois está associado aos hormônios que controlam a fome. Os níveis do Leptina (que reduzem o apetite) baixam e os níveis de Grelina (que estimulam o apetite) sobem.
Alimentação monótona
Uma alimentação monótona pode atrapalhar e muito o seu emagrecimento, sabe como? Fazendo com que você se sinta desestimulado. Os mesmos alimentos diariamente fazem com que você não sinta entusiasmo ao se alimentar e também que a sua saúde fique prejudicada, com baixa ingestão de nutrientes e compostos funcionais.
Escolher uma dieta saudável também é importante para ajudar no emagrecimento como a dieta cetogênica ou a dieta detox.
Estresse e Ansiedade
É comprovado! Níveis elevados de estresse e ansiedade fazem com que processo de emagrecimento seja mais lento e difícil. O estresse aumenta os níveis do hormônio cortisol, alterando a microbiota intestinal, o que, conseqüentemente, pode gerar compulsão alimentar e o aumento de gordura corporal em diversas regiões do corpo, mas principalmente, no abdômen.
Sedentarismo
Para emagrecer, é necessário se exercitar. A atividade física é indispensável para os que estão em busca de emagrecimento não só porque auxiliam na queima de calorias, mas também porque melhoram a função intestinal, a circulação sanguínea, além de contribuir para um sono de qualidade e na liberação de endorfina, que é conhecido como “o hormônio da felicidade”, pois alivia o estresse e causa uma sensação de bem estar.
Retirar o carboidrato da dieta
Acredite! Retirar o carboidrato da dieta pode atrapalhar e muito o processo de emagrecimento. O carboidrato é a principal fonte de energia que nossos organismos possuem, e é um nutriente que possui participação na queima da gordura corporal. Por este motivo, opte por uma dieta balanceada, com o consumo moderado de carboidrato (e nunca sem ele!) e com qualidade nutricional.