Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

13 Alimentos para aumentar a imunidade

137

Consumir alimentos saudáveis é importante para aumentar a imunidade e emagrecer, evitando assim uma predisposição ao ataque de vírus e bactérias que levam a uma série de doenças e infecções, pois quando o indivíduo está com a imunidade baixa fica mais suscetível a ficar doente por conta desses invasores.

Os alimentos antioxidantes em geral contribuem de forma especial para que o sistema de defesa funcione corretamente.

Para manter a imunidade em dia, além da alimentação saudável, devemos também seguir alguns bons hábitos, como exemplo, ter uma boa noite de sono o suficiente para seu descanso, fazer alguma atividade física, evitar o estresse, ter uma boa higiene pessoal e evitar o uso de bebidas alcoólicas.

O que é imunidade?

É o conjunto dos mecanismos de defesa de um organismo contra elementos estranhos, ou seja, agentes patogênicos, como vírus e bactérias.

alimentos para aumentar a imunidade frutas

Alguns dos alimentos para aumentar a imunidade:

Frutas cítricas

laranja, tangerina, acerola, limão, kiwi e morango, são ricos em vitamina C, fortalecem o sistema imunológico, tem ação antioxidante contra o envelhecimento precoce das células e ajudam na absorção de outros nutrientes, tais como o ferro e o cálcio.

Vegetais verdes

Brócolis, couve, rúcula e espinafre, são ricos em ferro, fósforo e cálcio, além das vitaminas A, B, e C. O ácido fólico presente nesses vegetais estimula a formação de glóbulos brancos que são responsáveis em defender o organismo contra vírus e bactérias.

Tomate

O licopeno presente no tomate age contra a ação dos radicais livres.

Cogumelo Shitake

Possui lentinano, que age como um estimulador das células de defesa do organismo, além de ser rico em aminoácidos o que ajuda a aumentar a imunidade. A recomendação é consumir 100 gramas por dia.

Gengibre

utilizado em preparo de sucos e chás, o gengibre tem o poder de livrar o organismo de germes e bactérias. Não recomendado para hipertensos, por ser um alimento termogênico.

Castanha do pará

Rica em proteínas e vitamina E, ajuda a retardar o envelhecimento. O selênio presente em sua composição age fortalecendo o sistema imunológico.

- Publicidade -

Alho

Rico em vitamina A, C, e E, auxilia no combate às infecções. Consuma um dente de alho cru para um melhor resultado, que pode ser adicionado nas saladas ou carnes.

Cebola

A cebola é rica em quercetina, um flavonóide que juntamente com suas propriedades tem ação antibiótica, peitoral, anti asmática, protetora do coração e das artérias, diurética e antitumoral. As infecções das vias respiratórias, tais como sinusite, bronquite, asma e a pneumonia melhoram com o consumo da cebola crua (de preferência), cozida, assada ou em xarope. A forma cozida ou assada diminuem os efeitos medicinais, porém quem tem gastrite não deve consumi-la na forma crua.

Xarope de cebola

Ferva várias cebolas cortadas em rodelas, depois amasse até formar uma pasta, e acrescente mel ou açúcar mascavo.

Chá verde

Faz bem para a saúde em geral, auxilia no emagrecimento e possui alto teor de catequinas (polifenóis), que atuam no fortalecimento do sistema imunológico, ação anticancerígena e na prevenção de doenças cardiovasculares, porém seu consumo deve ser evitado por hipertensos, doentes do coração, gestantes e lactantes por ter efeito termogênico e cafeína. O consumo do chá em excesso deve ser evitado também para quem possui hipotireoidismo, por reduzir a função da peroxidase, enzima que atua na tireóide.

Óleo de coco

As propriedades do óleo de coco agem contra vírus, bactérias e fungos, eliminando esses micro-organismos.

Iogurte Natural

O iogurte natural possui probióticos que auxiliam na flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Cenoura

Fonte de fibras e de betacaroteno, rica em vitamina A e C, auxilia na manutenção da visão e estimula a produção de células brancas, que reforçam o sistema imunológico.

Sucos para aumentar a imunidade:

sucos para aumentar a imunidade

Suco 1

  • 2 laranjas
  • 1/2 mamão
  • 1 cenoura
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 pedaço de 2 cm de gengibre

Suco 2

  • 2 Laranjas
  • 1/2 beterraba
  • 1 folha de couve
  • 1 maçã
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) óleo de coco

Bata os ingredientes em um liquidificador e beba em seguida.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais