Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Conheça 5 acessórios para pilates indispensáveis

224

Uma das principais características dos acessórios para pilates é a versatilidade. Principalmente no pilates solo, um mesmo produto pode servir a diversos exercícios, com diferentes intensidades. Os ganhos com as atividades são diversos: há benefícios comprovados no combate à osteoporose, para gestantes e para idosos.

Ao contrário do que os iniciantes pensam, o pilates solo, usando apenas os acessórios para pilates, sem os aparelhos, pode impor muitos desafios. Os exercícios são feitos com o peso do corpo, o que, a depender da pessoa, pode gerar grande dificuldade.

Nesse texto, vamos falar de 5 aparelhos para pilates solo que são muito conhecidos, até mesmo por quem não é praticante: a Bola Suíça, o Anel de Pilates, o Bosu, o MiniBand e o Rolo de Pilates. Eles podem ser comprados por donos de estúdios e também por praticantes em diversas lojas de produtos de esporte.

Diferença entre o Pilates com Acessórios e o Pilates com Aparelhos

As duas modalidades de pilates possuem os mesmos princípios: exigem consciência corporal, força, alongamento e equilíbrio. No entanto, também há diversas diferenças entre os dois.

Pilates com aparelhos

No pilates com aparelhos, os alunos contam com atenção mais exclusiva do instrutor, que pode acompanhar de perto a execução dos movimentos e a evolução do praticante. O auxílio das molas, da cama e da própria anatomia dos aparelhos permite que os exercícios sejam feitos com mais qualidade.

Por outro lado, os custos para acompanhar essas aulas são bem mais altos por conta dos aparelhos e da menor quantidade de alunos por turma.

Pilates solo

Já as aulas de pilates solo, praticado com acessórios, são mais baratas e menos exclusivas — praticadas em turmas maiores. O praticante iniciante e até mesmo os intermediários podem ter dificuldade no início e sentir menos segurança nos exercícios. 

Por outro lado, as aulas podem ser mais lúdicas e estimulantes. Além disso, alguns praticantes já conseguem ter seus próprios acessórios para pilates em casa, uma facilidade e tanto para quem tem o dia a dia mais corrido. Para essas pessoa, o pilates é uma atividade muito boa, que atua no combate à ansiedade.

5 acessórios para pilates

Agora que você já sabe que existem diferentes formas de praticar pilates, vamos falar um pouco mais sobre a modalidade solo, que é o foco deste artigo. Eles são indispensáveis em qualquer estúdio de pilates, servem para as pessoas que praticam algumas atividades em casa e são úteis, inclusive para outras práticas. Falaremos de:

  • Bola Suíça (Fit Ball);
  • Anel de Pilates (Pilates Ring);
  • Bosu;
  • MiniBand;
  • e Rolo de Pilates.

Bola Suíça (Fit Ball)

acessórios para pilates - bola suíça

A fit ball, ou bola suíça, é o acessório mais conhecido do Pilates. Ela é feita de um material para suportar cargas de até 300 kg e possui diversos tamanhos. Diversos exercícios podem ser praticados com o auxílio da bola de pilates, proporcionando benefícios como:

  • melhora a força e resistência do corpo;
  • estabiliza a musculatura e melhora a flexibilidade;
  • e promove correção postural.

Com ela, o aluno trabalha principalmente os grupos musculares de pernas, glúteos, lombares e costas.

- Publicidade -

Anel de Pilates (Pilates Ring)

acessórios para pilates anel de pilates

O nosso segundo acessório, o anel de pilates, ao contrário da bola, é mais conhecido por trabalhar os músculos da parte superior. No entanto, também é usado entre para as as pernas, nádegas e cintura. Ele é um anel de resistência muito versátil com diversos níveis de dificuldade.

Assim como em todos os exercícios de pilates, o praticante precisa controlar bem a respiração durante as repetições

Bosu 

acessórios para pilates Bosu

O nome Bosu vem da sigla em inglês para Both Sides Utilized, que significa ambos os lados para cima, o que já dá uma ideia das opções de uso do acessório. Em ambos os lados, ele oferece uma superfície instável onde deverão ser realizados os exercícios. 

Essa instabilidade é um fator importante no Pilates. Quando um exercício é realizado em uma superfície instável há um ganho de propriocepção, que é a capacidade de percepção do próprio corpo e a correção automática de movimentos indesejados.

MiniBand 

acessórios para pilates MiniBand

As mini faixas elásticas trabalham principalmente a força e a flexibilidade. Nos exercícios de força, as atividades são concentradas nos membros inferiores, mas também servem de exercícios auxiliares. 

As minibands são divididas em diversas resistências, que são identificadas por cores. Quando mais resistente, mais força o aluno precisa fazer para esticar a bandagem e completar o movimento. O Kit Mini Band da Pró-Action, por exemplo, que você pode encontrar na loja da Maconequi, possui três resistências:

  • Leve — na cor verde, com 4 mm e resistência equivalente a 2,5 kg.
  • Médio — na cor cinza, com 5 mm e resistência equivalente a 5 kg.
  • Leve — na cor preta, com 7 mm e resistência equivalente a 8 kg.

Rolo de Pilates

acessórios para pilates - rolo para pilates

O Rolo é um acessório muito versátil que trabalha estruturas musculares por todo o corpo. Assim como o Bosu, ele também tem a função de desestabilizar o equilíbrio do corpo, o que ativa as estruturas musculares para o equilíbrio, com ganho de propriopercepção.

Dentre os exercícios que o Rolo de Pilates permite, a região abdominal é especialmente trabalhada. Um rolo convencional é feito de EVA e pesa um pouco mais de 3 kg.

Aproveite melhor todos os exercícios

Agora que você conhece esses produtos e algumas de suas funcionalidades, aproveite ainda mais os benefícios que eles são capazes de proporcionar. Sinta cada movimento e perceba a evolução do seu corpo em cada atividade.

Além desses, existem diversos outros acessórios para pilates para realizar os mais de 500 exercícios diferentes que essa prática permite. Eles são encontrados em casas de esporte e também em lojas de produtos para a saúde.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais