Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Pilates no Combate e Prevenção da Osteoporose

A osteoporose é uma doença que acomete todo o sistema ósseo. Ela se caracteriza pela perda de densidade óssea. Essa perda no entanto é bastante comum ao longo dos anos, é um processo natural do corpo humano. Existem em nosso osso dois tipos de células: os Osteoblastos e os Osteoclastos. Os Osteoclastos são células que tem a função de absorver o tecido ósseo velho. Já os Osteoblastos são responsáveis por criar um novo tecido ósseo. Com o passar dos anos há uma descompensação entra a absorção do tecido velho e a criação de um tecido novo. É essa descompensação que acaba por criar a perda acentuada da densidade óssea, caracterizando assim a Osteoporose.

Mitos da Osteoporose

Muitos acreditam que a Osteoporose só atinjam as mulheres. E de fato mais de 85% dos casos relatados são de mulheres. Isso ocorre porque a mulher durante o processo de menopausa sofre alterações hormonais consideráveis, essas alterações hormonais contribuem para o surgimento da Osteoporose. No entanto há homens que também apresentam a Patologia.

Outro mito ao redor da Osteoporose é que ela é uma doença relacionada ao idoso. Nos dias atuais a Osteoporose já passa a ser uma preocupação a partir dos 35 anos de idade, pois é cada vez mais comum o surgimento dela nessa faixa etária. Embora a mulher não esteja na menopausa com essa idade outros fatores podem causar a Osteoporose precoce. A alimentação é um dos fatores principais. O consumo deficitário de cálcio contribuí consideravelmente para o surgimento da patologia, o consumo de refrigerantes, o sedentarismo e o tabagismo também são fatores a serem relevados.

O principal transtorno causado pela Osteoporose são as seguidas fraturas que ela pode causar em diversos ossos. Como o osso se encontra mais “poroso” qualquer carga que haja sobre ele pode resultar em uma fratura óssea. Em casos mais agudos da doença o osso pode vir a se fraturar mesmo sem grandes impactos, devido a baixíssima densidade em que se encontra.

Pilates no Combate e Prevenção da Osteoporose

Pilates no Combate e Prevenção da Osteoporose

O Pilates é um aliado poderoso na prevenção da Osteoporose. Por trabalhar os ossos do corpo e o sistema muscular o Pilates colabora para que haja um equilíbrio maior entre os Osteoclastos e Osteoblastos. Esse equilíbrio contribui para que não ocorra uma acentuada perda de densidade óssea. Para atuar com eficiência como inibidor da Osteoporose é recomendado que ele comece a ser praticado a partir dos 30 anos. Essa atitude de começar a praticar o Pilates nessa faixa etária irá contribuir para que no futuro seja mínima a possibilidade de você desenvolver a Osteoporose. É claro que somente a prática do Pilates não é suficiente. Como já dissemos antes a Osteoporose é a perda de massa óssea e uma alimentação saudável, sobretudo rica em Cálcio deve ser feita em conjunto com as práticas dos exercícios para o fortalecimento.

E as pessoas que já possuem Osteoporose

O Pilates pode ajuda-las? Sim, pode. No entanto essas pessoas devem ter um acompanhamento médico. Como a osteoporose é um enfraquecimento do tecido ósseo, se ele estiver bastante elevado há o risco de lesões durante a prática dos exercícios, entretanto isso é bastante raro e só ocorre em casos bastante graves. Exames de controle como a Densitometria Óssea e o controle do médico é que indicarão ou não o Pilates como um aliado no tratamento.

Exercícios existentes no Pilates como os de absorção de impacto pelas molas visam diminuir o impacto da carga nos ossos e dessa forma tonificar o mesmo sem causar maiores problemas. Esse tipo de exercício somado a diversos outros existentes no Pilates tornará seu osso mais denso e resistente diminuindo assim os efeitos indesejáveis causados pela Osteoporose.

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais