Dicas de Pilates para melhorar o seu dia!

Pilates para Pessoas com Síndrome de Down

24

A Síndrome de Down é uma doença que aos poucos vem sendo desmitificada pela ciência e aceita pela sociedade. O fato é que as pessoas que possuem essa disfunção genética ainda sofre muito preconceito em toda sociedade.

Esse preconceito não tem classe social, nem cor, nem gênero. E essas pessoas acabam sendo esquecidas pelos nossos governantes. São raras as cidades que possuem um Centro de Atenção Especial para essas pessoas, e quando possuem a maioria deles se tratam de ONG’S.

Pilates para Pessoas com Síndrome de Down

O ser humano tem a tendência natural de achar que uma pessoa com algum tipo de limitação é inferior. Isso começa desde quando na infância as crianças com melhor aparência física são socialmente mais aceitáveis que as obesas por exemplo. E livrar desse preconceito é algo que demanda políticas públicas, além de uma conscientização maior de todos os segmentos da sociedade.

A pessoa que possui a síndrome de Down não é um incapaz. Muito pelo contrário, algumas delas tem a mesma facilidade de aprendizado que pessoas que não possuem a Síndrome. As empresas aos poucos vem percebendo isso e contando cada dia mais com pessoas com Síndrome de Down em seu quadro de funcionários.

O que uma boa parte dos portadores da Síndrome de Down apresentam é uma maior dificuldade motora. Essa dificuldade acaba por torna-las socialmente excluídas, uma vez que não conseguem desenvolver determinadas atividades comuns a maioria da população.

- Publicidade -

Uma maneira de diminuir essas dificuldades e promover a inclusão social dos portadores dessa Síndrome é o Pilates. Por ser uma técnica que trabalha a postura, o equilíbrio e os movimentos, o Pilates contribuí de sobremodo para uma qualidade de vida melhor dessas pessoas portadoras da Síndrome de Down.

Grandes centros de tratamentos para portadores da síndrome já contam com o Pilates como um poderoso aliado nesse aspecto. É que os resultados não demoram a aparecer e essas pessoas em um relativo curto período de tempo melhoram sua coordenação motora e passam a exercer atividades que são normais a todas pessoas sem a necessidade do auxílio de alguém. Essa independência acaba por tornar o portador da síndrome de Down mais feliz consigo mesmo, além de causar uma aceitação maior por parte dos que convivem com eles.

Técnicas de Pilates Para Pessoas Com Síndrome de Down

As diversas técnicas de exercício do Pilates somadas a acompanhamento psicológico dão resultados que há alguns anos atrás não eram possível de serem atingidos pelos portadores da síndrome.

No entanto o resultado maior do Pilates se dá no aspecto lúdico. As pessoas com Síndrome de Down contam com um acompanhamento específico e intensivo do profissional, o que acaba despertando nelas um interesse bem maior pela atividade. Devido ao fato de quase nunca se relacionarem com pessoas com a mesma deficiência os portadores da Síndrome passam a maior parte do tempo inativos. O Pilates conta com turmas especiais para os portadores da doença, o que o coloca novamente no círculo social e o faz sentir um pouco menos rejeitado pela sociedade.

Os exercícios para os portadores da síndrome d Down e os não portadores são bastante similares, a diferenciação ocorre somente na carga exercida, para os portadores é menor. Além disso pessoas com Síndrome de Down na maioria das vezes tem a função respiratória descompassada e isso causa nelas irritabilidade e também um cansaço maior. Isso ocorre porque essa Síndrome . Além disso essa dificuldade respiratória contribui para o surgimento de diversas patologias.

O Pilates como uma técnica que combina exercício físico com a respiração adequada acaba favorecendo essas pessoas nesse âmbito. O que além de melhorar sua qualidade de vida ainda contribui para que ela tenham uma vida bem mais saudável.

- Publicidade -

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais