Símbolos do reiki, saiba o significado de cada um

Para denominar o produto de suas pesquisas e da bênção final que recebeu no monte Kurama, Mikao Usui compôs a palavra japonesa REIKI.

REIKI é a união de: “REI”, universo, cosmo, energia de todo o universo, com “KI”, energia vital individual.

Reiki é uma técnica japonesa, terapêutica, que utiliza a energia universal para revitalizar e harmonizar o corpo, alma e mente. Resumidamente, é um método de cura através da energia aplicada pelas mãos do terapeuta reikiniano.

Dentre os benefícios da terapia reiki podemos citar: redução de stress e ansiedade, equilíbrio hormonal, equilíbrio emocional, redução de compulsividade que culminam em “vícios”, redução significativa dos sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc.

A técnica do reiki foi criada por Mikao Usui, decodificador do Reiki na forma que se aplica atualmente, hoje o Reiki é ensinado e repassado através de níveis e dentro de cada nível é ensinado um mantra (man = pensamento, mente; tra = instrumento) que nada mais é que uma palavra de poder e um yantra ( em sânscrito deriva da raiz yam que significa, “dispositivo”, “artifício”, “mecanismo”) que nada mais é que um símbolo sagrado.

Os mantras (palavras de poder) e Yantras (Símbolos Sagrados) são amplamente utilizados na terapia reiki, abaixo você confere alguns dos símbolos do reiki, e seus respectivos significados.

Símbolos do reiki – A energia reiki na Prática.

A partir do momento que o terapeuta reikiniano deseja aplicar a energia em uma determinada pessoa e direciona nele suas mãos, a energia reiki passa a fluir e obedece ao seguinte processo.

  • Entra no terapeuta pelo chakra coronário;
  • Circula pelo corpo do terapeuta harmonizando (chakras meridianos)
  • Concentra-se no chakra cardíaco;
  • Dirige-se pelos braços para sair pelas mãos;
  • Harmonizando todo sistema energético da pessoa em questão.

A partir deste momento os símbolos do reiki já estão envolvidos no processo energético curativo

Símbolos do reiki – saiba o significado de cada um

Significado do Cho-Ku-Rei

O primeiro símbolo é o cho ku rei.

É utilizado para canalizar a energia reiki. É um símbolo de poder, prosperidade e multiplicação. Também é uma bênção. Pode ser traduzido como: “Deus está aqui. O poder infinito.”

Significado: Ponha todo o poder do universo aqui. 2 CHO Cortar. Remover ilusões a fim de visualizar o todo. KU Penetração. Imagine uma espada cortando. REI Universal. Onipresente, presente em todo lugar.

Benefícios: Empodera outros símbolos do Reiki; ajuda a tratar locais específicos do corpo; Limpa energias negativas; fornece proteção; torna as refeições mais saudáveis e nutritivas; aumenta a eficácia da meditação; Melhora os relacionamentos; previne infelicidades; ativa a lei da atração.

Significado do Sei-He-Ki

O segundo símbolo é o “sei he ki”.

Serve para alinhar os quatro chakras superiores ao mesmo tempo em que equilibra o corpo. Harmoniza o mental, o espiritual e o emocional, é a união do divino e do humano.

Trabalha bastante as nossas emoções. também é um símbolo de proteção, Representa a chave do universo; A unidade entre Deus e todos os seres; A emersão das emoções e sua cura; O esclarecimento, a purificação e a proteção.

Significado: A terra e o céu se unem. SEI Significa nascimento, vir a ser. HEKI Significa balanço, equilíbrio.

Benefícios: Melhora o poder da memória; livrar-se de maus hábitos; Melhora relacionamentos; Empodera suas afirmações; dissipa dores de cabeça; ensina sobre a sincronização ou harmonia das coisas da natureza; ganha visão mais positiva da vida e ficar feliz

Os Princípios do Reiki

O Reiki, enquanto terapia, arte de cura e filosofia de vida, traz consigo alguns ensinamentos que, se respeitados e praticados, prolongam seus benefícios e os efeitos da cura que ele proporciona.

São os cinco princípios do Reiki, que não devem ser interpretados como uma cartilha de regras ou leis do Reiki e sim como algo mais profundo, um convite à reflexão de nossos próprios atos e de nossa própria conduta no cotidiano, e algo que nos leva a uma evolução pessoal e, por conseguinte, coletiva.

Gokai – Os cinco Princípios do Reiki

Kyo Dake Wa (Só por hoje)

1-Okoro-Na (Não se zangue)

 A raiva, é uma energia ruim que culmina em nosso desequilíbrio energético impactando diretamente no nosso campo mental e emocional, a raiva impossibilita a cura através da energia reiki, o conselho é sempre procurar lidar pacífica e construtivamente sabendo que cada situação tem seu aprendizado.

2-Shimpai Suna (Não se preocupe)

A principal lição a tirar deste fundamento do Reiki é que Deus tem um propósito e que as adversidades em nossas vidas, não passam de aprendizado, e, mesmo que às vezes não entendamos direito determinadas situações, devemos compreender, que tudo acontece para aprendemos e nos tornemos pessoas melhores.

3-Kansha Shite (Expresse sua gratidão)

Um dos principais ensinamentos da filosofia do Reiki, o Kansha Shite nos ensina que somente estando conectados com a energia da gratidão atraímos a abundância, dessa maneira direcionamos o foco para aquilo que conquistamos, agradecemos e compreendemos com melhor clareza nossos próximos objetivos.

4-Gyo Wo Hage Me (Seja aplicado em seu trabalho)

Para termos harmonia plena em nossas vidas e o bem-estar de uma mente tranquila, o Gyo Wo Hage nos diz que devemos trabalhar honestamente para conquistar nossos objetivos, sem nunca passar a perna ou deliberadamente prejudicar alguém em nosso benefício; este princípio do Reiki é de suma importância para que tenhamos uma vida harmoniosa, com as leis materiais e espirituais.

5-Hito Ni Shinsetsu Ni (Seja gentil com os outros)

Dentre os princípios do Reiki, talvez este seja o ensinamento mais difícil de ser cumprido, sob dois diferentes aspectos: o de eliminarmos a tendência temos o hábito e instinto natural de subjugar a natureza e tentar a controlar em demasia, este ensinamento nos lembra de respeitarmos todas as formas de vida; e o de tratarmos bem e sermos gentis com todas as pessoas ao nosso redor, sejam elas estranhas ou não, pois assim mostramos amor e respeito por nós mesmos, pois todos estamos interligados.

Bem estarReiki