Para denominar o produto de suas pesquisas e da bênção final que recebeu no monte Kurama, Mikao Usui compôs a palavra japonesa REIKI.
REIKI é a união de: “REI”, universo, cosmo, energia de todo o universo, com “KI”, energia vital individual.
Reiki é uma técnica japonesa, terapêutica, que utiliza a energia universal para revitalizar e harmonizar o corpo, alma e mente. Resumidamente, é um método de cura através da energia aplicada pelas mãos do terapeuta reikiniano.
Dentre os benefícios da terapia reiki podemos citar: redução de stress e ansiedade, equilíbrio hormonal, equilíbrio emocional, redução de compulsividade que culminam em “vícios”, redução significativa dos sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc.
A técnica do reiki foi criada por Mikao Usui, decodificador do Reiki na forma que se aplica atualmente, hoje o Reiki é ensinado e repassado através de níveis e dentro de cada nível é ensinado um mantra (man = pensamento, mente; tra = instrumento) que nada mais é que uma palavra de poder e um yantra ( em sânscrito deriva da raiz yam que significa, “dispositivo”, “artifício”, “mecanismo”) que nada mais é que um símbolo sagrado.
Os mantras (palavras de poder) e Yantras (Símbolos Sagrados) são amplamente utilizados na terapia reiki, abaixo você confere alguns dos símbolos do reiki, e seus respectivos significados.
Símbolos do reiki – A energia reiki na Prática.
A partir do momento que o terapeuta reikiniano deseja aplicar a energia em uma determinada pessoa e direciona nele suas mãos, a energia reiki passa a fluir e obedece ao seguinte processo.
- Entra no terapeuta pelo chakra coronário;
- Circula pelo corpo do terapeuta harmonizando (chakras meridianos)
- Concentra-se no chakra cardíaco;
- Dirige-se pelos braços para sair pelas mãos;
- Harmonizando todo sistema energético da pessoa em questão.
A partir deste momento os símbolos do reiki já estão envolvidos no processo energético curativo
Símbolos do reiki – saiba o significado de cada um
Significado do Cho-Ku-Rei
O primeiro símbolo é o cho ku rei.
É utilizado para canalizar a energia reiki. É um símbolo de poder, prosperidade e multiplicação. Também é uma bênção. Pode ser traduzido como: “Deus está aqui. O poder infinito.”
Significado: Ponha todo o poder do universo aqui. 2 CHO Cortar. Remover ilusões a fim de visualizar o todo. KU Penetração. Imagine uma espada cortando. REI Universal. Onipresente, presente em todo lugar.
Benefícios: Empodera outros símbolos do Reiki; ajuda a tratar locais específicos do corpo; Limpa energias negativas; fornece proteção; torna as refeições mais saudáveis e nutritivas; aumenta a eficácia da meditação; Melhora os relacionamentos; previne infelicidades; ativa a lei da atração.
Significado do Sei-He-Ki
O segundo símbolo é o “sei he ki”.
Serve para alinhar os quatro chakras superiores ao mesmo tempo em que equilibra o corpo. Harmoniza o mental, o espiritual e o emocional, é a união do divino e do humano.
Trabalha bastante as nossas emoções. também é um símbolo de proteção, Representa a chave do universo; A unidade entre Deus e todos os seres; A emersão das emoções e sua cura; O esclarecimento, a purificação e a proteção.
Significado: A terra e o céu se unem. SEI Significa nascimento, vir a ser. HEKI Significa balanço, equilíbrio.
Benefícios: Melhora o poder da memória; livrar-se de maus hábitos; Melhora relacionamentos; Empodera suas afirmações; dissipa dores de cabeça; ensina sobre a sincronização ou harmonia das coisas da natureza; ganha visão mais positiva da vida e ficar feliz
Os Princípios do Reiki
O Reiki, enquanto terapia, arte de cura e filosofia de vida, traz consigo alguns ensinamentos que, se respeitados e praticados, prolongam seus benefícios e os efeitos da cura que ele proporciona.
São os cinco princípios do Reiki, que não devem ser interpretados como uma cartilha de regras ou leis do Reiki e sim como algo mais profundo, um convite à reflexão de nossos próprios atos e de nossa própria conduta no cotidiano, e algo que nos leva a uma evolução pessoal e, por conseguinte, coletiva.
Gokai – Os cinco Princípios do Reiki
Kyo Dake Wa (Só por hoje)
1-Okoro-Na (Não se zangue)
A raiva, é uma energia ruim que culmina em nosso desequilíbrio energético impactando diretamente no nosso campo mental e emocional, a raiva impossibilita a cura através da energia reiki, o conselho é sempre procurar lidar pacífica e construtivamente sabendo que cada situação tem seu aprendizado.
2-Shimpai Suna (Não se preocupe)
A principal lição a tirar deste fundamento do Reiki é que Deus tem um propósito e que as adversidades em nossas vidas, não passam de aprendizado, e, mesmo que às vezes não entendamos direito determinadas situações, devemos compreender, que tudo acontece para aprendemos e nos tornemos pessoas melhores.
3-Kansha Shite (Expresse sua gratidão)
Um dos principais ensinamentos da filosofia do Reiki, o Kansha Shite nos ensina que somente estando conectados com a energia da gratidão atraímos a abundância, dessa maneira direcionamos o foco para aquilo que conquistamos, agradecemos e compreendemos com melhor clareza nossos próximos objetivos.
4-Gyo Wo Hage Me (Seja aplicado em seu trabalho)
Para termos harmonia plena em nossas vidas e o bem-estar de uma mente tranquila, o Gyo Wo Hage nos diz que devemos trabalhar honestamente para conquistar nossos objetivos, sem nunca passar a perna ou deliberadamente prejudicar alguém em nosso benefício; este princípio do Reiki é de suma importância para que tenhamos uma vida harmoniosa, com as leis materiais e espirituais.
5-Hito Ni Shinsetsu Ni (Seja gentil com os outros)
Dentre os princípios do Reiki, talvez este seja o ensinamento mais difícil de ser cumprido, sob dois diferentes aspectos: o de eliminarmos a tendência temos o hábito e instinto natural de subjugar a natureza e tentar a controlar em demasia, este ensinamento nos lembra de respeitarmos todas as formas de vida; e o de tratarmos bem e sermos gentis com todas as pessoas ao nosso redor, sejam elas estranhas ou não, pois assim mostramos amor e respeito por nós mesmos, pois todos estamos interligados.