Quem está buscando mudar o hábito de sua alimentação não tem como deixar de incluir legumes e verduras na sua dieta. Além de saborosos, são ricos em nutrientes e auxiliam ao melhor funcionamento do nosso organismo, como boa digestão dos alimentos e a não proporcionar um intestino preso.
Você estará fortalecendo os ossos, além de diminuir as chances de ter problemas no coração e outros tipos de câncer. Mas mesmo sabendo de todas estas vantagens, ainda é baixo o número de pessoas que optam por esse cardápio, preferindo alimentos mais gordurosos como carnes e massas. Se você quer se prevenir e continuar em forma, veja agora a importância de legumes e verduras em sua dieta.
Hoje há uma grande procura por produto orgânicos uma vez que, os agrotóxicos causam grandes malefícios ao organismo.
No entanto, devido a incidência de praga, cultivar legumes organicamente poder trazer prejuízos a lavoura e, devido a esse risco, aumenta a procura por seguro com proteção para horta e pomar.
Devido a maior complexidade e entendimento de campo e lavoura, existem poucas seguradora com seguro agrícola. Por isso procure um corretor experiente quando for fazer a análise de risco da sua plantação.
Legumes
Toda a parte de alimentos que possuem frutos ou sementes, são chamados de legumes. Um dos exemplos mais presentes na mesa dos brasileiros é o tomate. Os vegetais podem se desenvolver embaixo da terra, caso mais comum da cenoura.
Um legume como o tomate pode combater o envelhecimento e até mesmo o câncer de próstata. A sua principal vitamina é o licopeno. Outro legume muito popular é a batata. Mas não a frite por favor. O ideal é usa-la em sopas, onde pode aproveitar ao máximo a serotonina, vitamina que pode te ajudar a ficar de bom humor ao longo do dia.
Verduras
Verduras são compostas por folhas, flores ou hastes que são comestíveis. Possuem menos quantidades de calorias que a maioria dos legumes, e são consumidas cruas, como a alface ou couve.
Ótimas para acompanhamento de saladas, são responsáveis por levar uma boa quantidade de fibras ao nosso organismo, que auxilia ao bom funcionamento do nosso intestino, evitando a prisão de ventre.
As folhas irão te ajudar a dar mais saciedade e são fáceis de preparar, afinal podem ser consumidas cruas. Se você anda sentindo cansaço ao longo do dia mesmo após uma ou duas xícaras de café, é provável que esteja faltando verduras.
Por que são tão importantes?
O nosso organismo não consegue funcionar direito quando faltam proteínas, lipídios, vitaminas e carboidratos, tudo sendo balanceado para um bom andamento. Não adianta comer apenas legumes e verduras também, carboidratos encontrados na carne também são importantes.
Algumas substâncias não podem ser produzidas sozinhas em nosso organismo, e aí que entram os nutrientes encontrados nas verduras e legumes. São importantes para o processamento do sangue, que se não acaba entrando em um mau funcionamento e podendo até causar diabetes.
Eles são ricos em vitaminas como a A e C. Dessa maneira agem diretamente em nossas células, auxiliam na absorção do excesso de cálcio e ácido úrico, filtram os nossos rins e evitam a formação de cálculos renais, além de combaterem quedas de pressões e baixas na imunidade do corpo.
Se a sua família ainda não faz o uso de verduras e legumes no almoço, fiquem atentos. Talvez hoje não tenham problemas, mas para o futuro podem ter de se preocupar. Nada melhor e mais confortável do que ter uma alimentação saudável.