A prática de exercícios físicos é importante para toda a saúde de nosso corpo, não somente para a saúde do corpo, ela também contribui para uma boa estética corporal. Por isso, criar uma rotina com esses cuidados, pode ajudar também na aparência.
Com o aumento da busca por melhorar a saúde e por alcançar padrões de beleza, os exercícios físicos ganharam novos adeptos por todo o mundo. Vamos abaixo falar um pouco mais sobre essas atividades:
Porque devo praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é fundamental para garantir a saúde do corpo das pessoas, ela ajuda a prevenir doenças e está diretamente ligada à nossa disposição para passarmos o dia.
Atualmente a busca por academias, personal trainers e a procura por métodos de praticar exercícios, aponta a nova realidade que nossa sociedade enfrenta. A cada dia que passa, novos métodos para facilitar a prática dos exercícios surgem.
Também pode se observar, uma maior preocupação das pessoas em manter a saúde do corpo através dos exercícios, isso pode ser observado no aumento do número de academias que foram criadas.
Porém, essas pessoas ao fazerem as atividades físicas não buscam somente pela saúde do corpo, mas também estão preocupadas com a estética corporal. Com o crescimento da obesidade no mundo, o medo motivou muitos a se exercitarem.
A obesidade não somente contribui para algumas doenças e uma indisposição no dia a dia, como também causa insatisfação na estética que proporciona às pessoas. Por isso, a busca por eliminar os casos de obesidade, não é somente uma preocupação das pessoas, como também do próprio governo.
E além da questão estética e da saúde corporal, a prática de exercícios físicos também combate ao sedentarismo, que pode ser a causa até do isolamento social, que impede muitas pessoas de irem a lugares ou fazerem certas atividades.
Quais doenças são prevenidas pela a execução de atividades físicas
Diabetes tipo 2
Esse é o tipo de diabetes mais comum entre os que existem, ela ocorre quando o corpo não utiliza de forma apropriada a insulina que produz. A falta de exercícios e o sedentarismo são a sua principal causa.
Câncer
A prática de atividades físicas não pode curar o câncer, mas se mantê-las corretamente, podem diminuir as chances de ser acometido pela doença.
Osteoporose
Os exercícios físicos ajudam também a diminuir as chances de casos de osteoporose. Mas os cuidados em manter a rotina de exercícios devem começar desde cedo, para quando for atingida a idade avançada, a intensidade dos exercícios seja diminuída.
Hipertensão arterial
A pressão alta, como também é chamada popularmente, também pode ser prevenida com a prática de exercícios. A alta pressão também pode ter seus efeitos amenizados pela prática dos exercícios.
Exercícios que incluem caminhar, dançar, nadar, correr e andar de bicicleta são indicados para ajudar nessa prevenção.
Dor lombar
Outro incômodo que pode ser causado pelo sedentarismo e a falta da prática de exercícios é a dor lombar. A atividade física ajuda a eliminá-la, por isso é importante manter as atividades físicas mesmo após o desaparecimento da dor.
É comprovado, que em casos de atletas e pessoas que possuem uma rotina de exercícios, quando uma dessas dores aparecem ela é imediatamente excluída.
Acidentes cerebrovasculares
Conhecido como AVC (acidente vascular cerebral), essa doença acontece quando o fluxo de sangue fica retido em uma parte do cérebro. Ela pode acontecer devido ao rompimento de algum vaso sanguíneo.
A prática de exercícios físicos, consegue reduzir o índice destes acidentes. O número de acidentes deste tipo vem aumentando, e uma das causas pode ser o descuido com as atenções que se deve ter com o corpo.
Quem pode fazer exercícios?
Todo mundo pode fazer atividade física, o que vai mudar para cada tipo de idade é a intensidade e o tipo de exercício permitidos. É recomendado que desde a infância, a criança pratique alguma atividade física.
Nesse caso, essa atividade será em forma de algo que seja divertido para a criança como, futebol, natação, balé, que são algumas das atividades que para as crianças serão como brincadeiras.
Nessa idade até a adolescência é importante tomar cuidado com os exercícios que se irá fazer, pois o corpo ainda está em formação e algumas áreas dele, ainda são muito sensíveis. Uma lesão nessa idade pode causar sérios danos para a vida toda.
Quando adultos, todo o corpo já se formou e estamos preparados para realizar exercícios mais pesados, sem que haja danos maiores. Porém, sempre busque a orientação de um profissional, para saber se o exercício em questão é recomendado no seu caso.
Outra faixa etária que exige um cuidado maior, é no caso dos idosos, que com os efeitos do avanço do tempo, perderam a resistência do corpo.