Pilates no combate a ansiedade

Os efeitos da ansiedade

Uma das maiores angústias de boa parte das pessoas que vivem em cidades grandes e agitadas hoje em dia é a ansiedade. Seja por causa do trabalho, tarefas domésticas ou pequenos compromissos do dia a dia, a ansiedade está presente na vida de muitas pessoas. No entanto, ela é um problema sério que causa consequências, não apenas ao cotidiano, mas principalmente a saúde.

Pode parecer um problema de pouca intensidade, mas possui sintomas presentes como preocupações, tensões ou medos exagerados, falta de controle sobre pensamentos e pavor após situações difíceis. Além de se tornar um problema psicológico, a ansiedade também afeta o corpo, pois tudo que acontece no cérebro é refletido no corpo. Por exemplo, geralmente, quem sofre de ansiedade, tende a prender a respiração, como um mecanismo de defesa contra o medo ou algum sentimento desconfortável, bloqueando assim o diafragma. Consequentemente a pessoa se torna propícia a sofrer com dores de cabeça, nas costas e até problemas gastrointestinais, pois um diafragma inibido afeta todos os sistemas já que ele está conectado a coluna, a musculatura abdominal, órgãos internos, nervos, veias e artérias.

Você sofre de ansiedade? Saiba como o pilates pode te ajudar a combatê-la.

O Pilates ajuda a aprimorar a respiração e potencializar a capacidade respiratória. A vantagem é que uma respiração otimizada, mobiliza a região da coluna, tórax e sistema nervoso autônomo, responsável pelo sono, relaxamento, digestão e reprodução. Os exercícios costumam trabalhar a respiração como um movimento natural e consciente.

Como o Pilates trabalha a respiração correta, mobiliza as regiões necessárias na medida em que a respiração é solicitada durante o movimento, no início sendo consciente e programado, mas após a constante realização um ato automático. Assim a respiração profunda e completa começa a ser realizada o dia todo e não só durante a prática de Pilates controlando a ansiedade.

Lembre-se que mais do que um exercício físico, o pilates é considerado um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo e por isso, auxilia tanto no combate a ansiedade.

Você anda muito ansioso? Procure um especialista, entenda melhor o seu caso e agende uma aula!