Pilates na Prevenção da Hérnia de Disco

O auxílio do Pilates na prevenção da Hérnia de Disco

O sedentarismo é um dos piores males do século XXI. E muitas pessoas se enganam ao achar que sedentarismo é ficar sem fazer nada. Sedentarismo na realidade é a ausência de um exercício que movimente o corpo. Com o seu dia a dia muitas vezes ocupados pelo estudo e o trabalho a maioria dos brasileiros acredita que não é sedentária pois está ocupada com atividades e acabam confundindo ocupação com atividade física.

Um dos grandes males associados ao sedentarismo são os problemas de coluna. A maioria das atividades do mundo moderno são feitas sentadas em uma cadeira. O que deveria ser algo confortável acaba se tornando um transtorno quando a pessoa não senta corretamente e ainda por cima não pratica nenhuma atividade física que vise exercitar os músculos e ossos. Isso reflete diretamente na coluna vertebral. Isso porque é ela quem comanda mais de 90% dos movimentos do nosso corpo e é cercada por músculos.

A Hérnia de Disco

A hérnia é uma das patologias mais comuns quando se fala em coluna vertebral. A Hérnia de Disco é causada principalmente pela predisposição genética, o envelhecimento, a pouca ou nenhuma atividade física e o tabagismo também são causas comumente associadas ao aparecimento das hérnias discais.
A nossa coluna é formada por diversas vértebras. Dentro dessas vértebras há um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre uma vértebra e outra existem os discos intervertebrais. Formados por tecido cartilaginoso a função desses discos é evitar o atrito de uma vértebra com a outra, são verdadeiros amortecedores. O uso repetitivo desses discos ou a sobrecarga sobre eles acaba por deslocar esses discos de sua posição normal e eles comprimem as raízes nervosas o que caracteriza o quadro da hérnia de disco.

Enrijecer os músculos lombares dificulta que os discos vertebrais sejam deslocados, além de favorecer a coluna como um todo. O Pilates é um importante aliado para a prevenção de doenças da coluna cervical, como a hérnia de disco. Isso porque o Pilates exercita o corpo todo promovendo uma maior tonificação muscular e uma recomposição óssea mais satisfatória. Além disso ele trabalha em toda sua técnica a postura corporal adequada. Uma coluna mais forte e bem posicionada durante as atividades diárias praticamente extinguem as possibilidades de aparecimento de patologias relacionadas a coluna vertebral.

Porque o Pilates

É importante entender que o Pilates é indicado tanto para quem já possui a hérnia de disco como para aqueles que querem preveni-la. Entretanto devido ao deslocamento do disco intervertebral quando a patologia já está instalada é imprescindível o acompanhamento médico. É comprovado que os exercícios do Pilates podem ajudar a diminuir as dores causadas por essa doença além de diminuir o atrito do disco intervertebral com a medula. O acompanhamento médico se faz necessário porque esse deslocamento tem que ser acompanhado de perto para saber se ele progrediu ou estabilizou.

Além disso a hérnia de disco é assintomática, ou seja, você pode possuir a doença e nem se dar conta. Geralmente quando apresenta algum tipo de sintoma a hérnia de disco já está em um quadro mais grave da doença. Esses sintomas são geralmente formigamento dos membros inferiores e superiores além de dores. Como a nossa coluna é quem comanda os impulsos nervosos essas dores são irradiadas. A pessoa muitas vezes não sente nada na coluna mas sente uma dor terrível, principalmente na coxa, braço e joelhos.

É importante ter hábitos saudáveis para se obter um envelhecimento mais proveitoso e com mais saúde. O Pilates se torna uma opção bastante interessante para que se tenha um equilíbrio satisfatório entre a mente e o corpo. Procure conhecer os demais benefícios que essa técnica de exercícios pode lhe ofertar e inicie já as aulas.

PilatesPilates X Doenças
Comments (0)
Add Comment