O pilates surgiu na década de 1920, na Alemanha, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a reabilitação por meio de exercícios específicos para cada tipo de necessidade.
Essas atividades têm como premissa principal a mescla do desenvolvimento muscular com os exercícios de respiração. Deste modo, além de trabalhar desde os músculos mais internos, a técnica promete desenvolver o melhor funcionamento do sistema circulatório e pode, até mesmo, influenciar na sua saúde bucal.
Como o plano de exercícios é criado a partir da necessidade de cada condicionamento físico, essa modalidade pode ser realizada por qualquer tipo de aluno.
Técnica que melhora a saúde física e mental
Por se tratar de um exercício planejado de acordo com as necessidades pessoais de cada indivíduo, até os grupos mais delicados de pessoas podem se sentir confortáveis em realizar as atividades de Pilates.
Gestantes, crianças e idosos podem praticá-lo sem medo, e ainda desfrutar dos mais diversos tipos de benefícios além da melhora na sua saúde bucal, como:
- Fortalecimento muscular e a prevenção da osteoporose;
- Redução das dores de todo o corpo;
- Melhora da mobilidade;
- Auxilia nos problemas cardiovasculares e promove a melhora da circulação;
- Ajuda a ter um sono mais relaxado e restaurador.
Entenda a relação entre o pilates e a saúde bucal
Por ser uma modalidade de exercício que prioriza a sincronia entre a consciência corporal e o fluxo respiratório, essa é uma atividade que centra os alunos no momento presente, seguindo os mesmos modelos das atividades milenares asiáticas de meditação e yoga.
Também conhecido como briquismo, essa é uma condição causada devido a situações de estresse intenso, que faz o paciente ranger os dentes enquanto dorme ou apertá-los em uma mordida forte quando estão em uma situação de ansiedade ou nervoso.
Essa condição tem sérios efeitos odontológicos, podendo desgastar a superfície dentária, quebrar os dentes e até amolecê-los, o que prejudica, e muito, a sua saúde bucal. Em casos mais graves, o dentista pode recomendar o uso de um tipo de aparelho invisivel, que deve ser colocado durante o período noturno.
Além de auxiliar no combate ao bruxismo, a prática do Pilates também é muito útil para a melhora no quadro de respiração bucal, o que reduz os riscos de inflamação e acúmulo de bactérias na região. Ademais, a prática reeduca a respiração, afetando positivamente a ventilação pulmonar.
Para quem quer evitar problemas e cuidar da sua saúde bucal, bem como começar um exercício físico, o mais indicado são as atividades de Pilates que, como dito acima, reeducam a respiração e mobilizam a coluna.
Além disso, a atividade pode ser útil em muitas outras frentes ligadas à saúde bucal. Dessa forma, procurar um dentista ou um professor de pilates, pode abrir novos rumos para você, não apenas os voltados a um clareamento dental ou uma melhora no alongamento corporal.
É necessário cuidar da saúde bucal como um todo
Já é de conhecimento geral que a atividade física é essencial para a manutenção de um organismo mais saudável, um corpo mais forte e uma mente mais tranquila e equilibrada. Mas cuidar da saúde também envolve outros esforços em conjunto.
As consultas regulares com médicos e dentistas são essenciais para possibilitar a realização de exames de rotina e o tratamento de situações que podem evoluir para graves problemas.
Um exemplo disso é a má oclusão – encaixe inadequado dos dentes superiores e inferiores –, que faz com que o paciente tenha dificuldades de realizar a mastigação necessária, causando limitações na nutrição e até problemas gastrointestinais.
Nesse caso, o dentista pode recomendar o uso de um aparelho dental invisivel, que além de solucionar o problema facilmente, é discreto e confortável. Além disso, por meio do tratamento ortodôntico, pode-se melhorar a dicção, aliviar dores de cabeça e até de pescoço.
Pensando assim, ter dentes mais bonitos, consertando os detalhes que prejudicam a nossa autoestima, pode ser determinante para a melhora da confiança e para um maior engajamento nas relações interpessoais.
Dentro desse ponto, a aplicação da lente de contato dental, por exemplo, pode consertar espaçamentos, a coloração amarelada e harmonizar o tamanho dos dentes, deixando o sorriso mais simétrico e agradável.
Ademais, o tratamento cosmético pode ter impactos no aperfeiçoamento da mastigação, deglutição e até na prevenção da perda de massa óssea, como é o caso da reposição de dentes perdidos por doenças bucais ou por algum tipo de acidente, tudo isso por meio do implante dentário.
Conclusão
Desta forma, essas ações de autocuidado, somadas com o exercício constante do pilates, podem mudar para melhor a saúde bucal e a rotina do paciente.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.