Pilates no Combate e Prevenção da Osteoporose

A osteoporose é uma doença que acomete todo o sistema ósseo. Ela se caracteriza pela perda de densidade óssea. Essa perda no entanto é bastante comum ao longo dos anos, é um processo natural do corpo humano. Existem em nosso osso dois tipos de células: os Osteoblastos e os Osteoclastos. Os Osteoclastos são células que tem a função de absorver o tecido ósseo velho. Já os Osteoblastos são responsáveis por criar um novo tecido ósseo. Com o passar dos anos há uma descompensação entra a absorção do tecido velho e a criação de um tecido novo. É essa descompensação que acaba por criar a perda acentuada da densidade óssea, caracterizando assim a Osteoporose.

Mitos da Osteoporose

Muitos acreditam que a Osteoporose só atinjam as mulheres. E de fato mais de 85% dos casos relatados são de mulheres. Isso ocorre porque a mulher durante o processo de menopausa sofre alterações hormonais consideráveis, essas alterações hormonais contribuem para o surgimento da Osteoporose. No entanto há homens que também apresentam a Patologia.

Outro mito ao redor da Osteoporose é que ela é uma doença relacionada ao idoso. Nos dias atuais a Osteoporose já passa a ser uma preocupação a partir dos 35 anos de idade, pois é cada vez mais comum o surgimento dela nessa faixa etária. Embora a mulher não esteja na menopausa com essa idade outros fatores podem causar a Osteoporose precoce. A alimentação é um dos fatores principais. O consumo deficitário de cálcio contribuí consideravelmente para o surgimento da patologia, o consumo de refrigerantes, o sedentarismo e o tabagismo também são fatores a serem relevados.

O principal transtorno causado pela Osteoporose são as seguidas fraturas que ela pode causar em diversos ossos. Como o osso se encontra mais “poroso” qualquer carga que haja sobre ele pode resultar em uma fratura óssea. Em casos mais agudos da doença o osso pode vir a se fraturar mesmo sem grandes impactos, devido a baixíssima densidade em que se encontra.

Pilates no Combate e Prevenção da Osteoporose

O Pilates é um aliado poderoso na prevenção da Osteoporose. Por trabalhar os ossos do corpo e o sistema muscular o Pilates colabora para que haja um equilíbrio maior entre os Osteoclastos e Osteoblastos. Esse equilíbrio contribui para que não ocorra uma acentuada perda de densidade óssea. Para atuar com eficiência como inibidor da Osteoporose é recomendado que ele comece a ser praticado a partir dos 30 anos. Essa atitude de começar a praticar o Pilates nessa faixa etária irá contribuir para que no futuro seja mínima a possibilidade de você desenvolver a Osteoporose. É claro que somente a prática do Pilates não é suficiente. Como já dissemos antes a Osteoporose é a perda de massa óssea e uma alimentação saudável, sobretudo rica em Cálcio deve ser feita em conjunto com as práticas dos exercícios para o fortalecimento.

E as pessoas que já possuem Osteoporose

O Pilates pode ajuda-las? Sim, pode. No entanto essas pessoas devem ter um acompanhamento médico. Como a osteoporose é um enfraquecimento do tecido ósseo, se ele estiver bastante elevado há o risco de lesões durante a prática dos exercícios, entretanto isso é bastante raro e só ocorre em casos bastante graves. Exames de controle como a Densitometria Óssea e o controle do médico é que indicarão ou não o Pilates como um aliado no tratamento.

Exercícios existentes no Pilates como os de absorção de impacto pelas molas visam diminuir o impacto da carga nos ossos e dessa forma tonificar o mesmo sem causar maiores problemas. Esse tipo de exercício somado a diversos outros existentes no Pilates tornará seu osso mais denso e resistente diminuindo assim os efeitos indesejáveis causados pela Osteoporose.

PilatesPilates X Doenças
Comments (0)
Add Comment