Alimentos que ajudam nos nutrientes dos seus dentes

A qualidade da saúde bucal de cada um depende de uma série de fatores, principalmente como estão os nutrientes dos seus dentes

Assim, para atingir a qualidade da cavidade oral, os cuidados diários com a alimentação e as substâncias fornecidas se mostram fundamentais e isso se baseia nos hábitos adotados.

Os cuidados diários, principalmente com a higienização bucal não exige muito trabalho, mas, mesmo assim, uma grande parcela da população acaba negligenciando esses cuidados e não cuidam dos nutrientes dos seus dentes, que são:

  • Escovação dos dentes após as refeições;
  • Utilização de fio dental após a escovação;
  • Uso de enxaguantes bucais (caso recomendado);
  • Consultas odontológicas para atendimento;
  • Cuidados alimentares.

Cuidados com a alimentação

Os cuidados alimentares, por exemplo, são fatores determinantes na qualidade da saúde bucal para que você cuide dos nutrientes dos seus dentes, visto que, assim como existem alimentos que fazem bem para os dentes,  existem aqueles que são prejudiciais, especialmente se consumidos em excesso. 

Quando uma pessoa está em algum tratamento odontológico, como utilizando o aparelho invisivel, os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores, reforçando os alimentos saudáveis para os dentes e diminuindo o consumo dos que são prejudiciais.

Dessa forma, além de evitar problemas durante o tratamento, você estará reforçando a saúde dos seus dentes, fazendo com que esses procedimentos se tornem mais efetivos e qualificados, especialmente a curto prazo.

O tratamento com aparelho dental invisivel, por exemplo, vem sendo muito aplicado pelos dentistas para aumentar os nutrientes dos seus dentes, mas, para que ele funcione da melhor maneira, é importante que os pacientes colaborem durante esse período, reduzindo o consumo de alimentos mais rígidos e tonalizados, principalmente em estruturas corretivas fixas.

Para ajudar na compreensão de quais são os alimentos que podem manter os nutrientes dos dentes, ajudando a fortalecê-los, selecionamos, em tópicos, alguns exemplos importantes, confira!

Laticínios

Os benefícios de cada alimento se dá pela sua capacidade nutritiva. Os laticínios, como queijo e leite, por exemplo, são alimentos ricos em cálcio, que são minerais fundamentais para a estruturação da arcada dentária.

O problema com a estrutura dos dentes é um dos que mais afeta a população, que precisa recorrer a tratamentos bucais, como a lente de contato dental, para qualificar e fortalecer essa estruturação e recuperar a estrutura que pode ter sido danificada.

Entretanto, aumentar o consumo desses alimentos, sem exagerar, pode ser uma ótima maneira de melhorar essa estrutura, melhorar os nutrientes dos seus dentes e ajudar a proteger o esmalte dentário.

Verduras escuras

As verduras, por si só, já são saudáveis para todo o organismo. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que as verduras, especialmente as escuras, podem ser excelentes aliadas nos cuidados com a saúde bucal e para os nutrientes dos seus dentes, aumentando a qualidade de diversos tratamentos, como o clareamento dental.

Muitas dessas verduras escuras, com a couve e o espinafre, por exemplo, são alimentos ricos em fibras, o que ajuda a fortalecer os dentes e também são ótimos limpadores naturais da boca,  visto que estimulam o fluxo salivar, “clareando” a estrutura de forma natural. 

Peixes

A categoria dos peixes é uma das mais importantes para a saúde bucal da população, visto que, eles possuem diversas propriedades que trazem benefícios para os dentes.

Peixes como sardinha, atum e salmão, por exemplo, são ricas fontes de cálcio, vitamina D e ômega 3, propriedades que fortalecem os dentes, estimulam a salivação e garantem a limpeza natural dos dentes de forma efetiva, mesmo em quem utiliza um implante dentário.

Frutas

As frutas, em sua grande maioria, são alimentos essenciais para a saúde bucal que estimulam os nutrientes dos seus dentes, já que são repletas de propriedades benéficas para a estruturação da arcada dentária, fortalecimento dos dentes e estímulo da produção da saliva.

Frutas como o mamão, abacaxi, pêssego e outros, são excelentes fontes de fibras, que ajudam a aumentar a qualidade e estruturação dos dentes.

Por outro lado, as frutas cítricas, como o limão, laranja, o próprio abacaxi, entre outras, são grandes fontes de vitamina C, que fortalece a mucosa da cavidade, mostrando outros benefícios das frutas além do estimulo de nutrientes dos seus dentes.

É importante destacar que, principalmente frutas muito ácidas, como o limão e a laranja, que são extremamente ricos em vitamina C, o consumo deve ser controlado, pois o exagero pode acabar prejudicando o esmalte dentário.

A maçã também é outro exemplo de fruta que deve ser consumida, pois facilita a digestão de outros alimentos e, enquanto você está mastigando, a maçã age como um limpador natural dos dentes.

Outros alimentos

Para finalizar, é importante dar um destaque para outros alimentos que também devem ser lembrados e podem ser consumidos no dia a dia, tais como castanhas, cenoura, chicletes sem açúcar, água, tomate e passas.

Isso porque esses produtos também contribuem para a regulação do fluxo salivar e higienização natural da cavidade, além de cuidar dos nutrientes dos seus dentes. 

Contudo, no caso do tomate, é preciso se atentar à coloração e acidez, visto que consumido em excesso pode fragilizar a estrutura e contribuir com seu escurecimento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.