A dieta cetogênica pode ajudar você a dormir melhor?

A dieta cetogênica é uma das dietas mais populares atualmente. Muitas pessoas que tentaram tiveram sucesso com isso e reduziram seu peso. Como bônus, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, o que é importante para evitar o diabetes. Mas ultimamente, tem havido relatos de que a dieta cetônica também pode melhorar a qualidade do sono, será?

A dieta cetônica

“A dieta cetônica é uma dieta pobre em carboidratos que ajuda no controle da glicose, na sensibilidade à insulina e até na diminuição dos triglicérides no sangue”, explica Vanessa M. Rissetto, dietista / nutricionista especializada em perda de peso e controle de peso.

As pessoas que seguem essa dieta limitam-se a não mais que 20 g de carboidratos por dia. Mas, ao contrário de outras dietas que exigem evitar alimentos gordurosos, a dieta estimula o consumo de ovos, carne, manteiga, creme, maionese e a maioria dos queijos.

Carboidratos são a fonte de energia do corpo. Uma vez que o corpo os usa, eles entram em um estágio metabólico conhecido como cetose. É quando o corpo começa a queimar gordura armazenada como combustível. É por isso que os adeptos da dieta cetona não são desencorajados a comer a mesma gordura que quiserem – eles vão queimá-los de qualquer maneira.

A dieta keto não é apenas para perda de peso, no entanto. Ela existe desde a década de 1920 e foi recomendada pela primeira vez por médicos para pacientes que sofriam de crises epilépticas. Aparentemente, é muito eficaz, pois ainda é usado para reduzir convulsões hoje.

Efeitos no sono

Quando as pessoas fazem uma dieta cetônica, elas introduzem grandes mudanças em seu corpo. Mudanças na dieta geralmente afetam o sono.

Michael J. Breus, um psicólogo clínico com especialização em distúrbios do sono, diz: “Não é incomum ouvir pessoas relatando problemas de sono quando iniciam uma dieta cetogênica. Uma grande redução na ingestão de carboidratos combinada com um aumento significativo na ingestão de gordura – o que acontece em uma dieta cetônica – pode causar alterações nos padrões de sono. Esses macronutrientes têm efeitos diferentes no organismo e podem afetar o sono de maneiras distintas”.

No entanto, uma vez que o corpo se adapta às mudanças impostas pela dieta cetônica, tudo muda para melhor.

Breus observa que não há muitos estudos explorando os efeitos da dieta cetônica durante o sono, mas há poucos relatos de que melhora a qualidade do sono, o tempo e a qualidade de vida geral.

Um bom exemplo disso é um estudo recente publicado na revista Nutrients, que relatou que uma dieta keto de muito baixa caloria reduziu significativamente a sonolência diurna em um grupo de pacientes obesos.

Um estudo sueco publicado na revista Epilepsia descobriu que crianças com epilepsia de difícil tratamento dormiam melhor, tinham mais sono REM e sentiam-se significativamente menos sonolentas durante o dia após seguirem uma dieta cetônica. No total, essas mudanças melhoraram sua qualidade de vida.

Uma possível explicação para isso é que a dieta cetogênica pode ter um efeito sobre uma substância química do cérebro chamada adenosina. A adenosina é importante na regulação do sono.

À medida que a adenosina se acumula no corpo ao longo do dia, diminui lentamente o estado de alerta e a vigília; por isso, durante a noite, o corpo sucumbe a um sono mais profundo e de ondas lentas.

“Estudos mostram que uma dieta cetogênica promove a atividade da adenosina no corpo, ajudando a relaxar o sistema nervoso, bem como reduzindo a inflamação – todos os quais podem ajudar a melhorar o sono”, diz Breus.

Outra possível razão poderia ser a regulação do cortisol, um hormônio do estresse. A atividade do cortisol diminui quando os picos de açúcar no sangue e as batidas finalmente se dissipam. Isso melhora a qualidade do sono.

“Quando as pessoas não têm mais quedas de energia da tarde – outro benefício do keto – chegar às 15 horas, o café tende a parar, o que também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono”, diz Diane SanFilippo, consultora de nutrição certificada.

Apesar desses benefícios da dieta keto, os especialistas enfatizam que é uma dieta, não uma ajuda para dormir. As pessoas não devem usá-lo a sério para remediar seus problemas de sono. Consultar um profissional de saúde ainda é a melhor opção para pessoas que sofrem de distúrbios do sono. E, apesar da evidência científica, ainda são necessários mais estudos para entender os mecanismos por trás da influência da dieta ceto no sono.