Cuidados na Prática do Esporte

A prática de esporte é quase uma exigência para quem deseja iniciar uma vida mais saudável. Contudo, mesmo que seja algo em prol do bem-estar do praticante, para evitar eventuais danos, alguns cuidados na prática do esporte e atos preventivos devem ser levados em conta:

Contusão

Acontece quando ocorre o impacto de alguma região do corpo e algo físico. A contusão é mais comum em esportes como futebol e basquete que permitem queda. O local do choque tende a ficar arroxeado e dolorido, sendo necessário compressão com gelo ou o uso de spray analgésico para melhorar o estado. Em casos que não obtiverem progresso, procurar um médico.

As quedas podem atingir também a arcada dentária e causar até mesmo a perda de dentes. Quando isso ocorre, é necessário recorrer a uma prótese dentária ou dentadura para melhorar o sorriso.

Hidratação

Manter-se hidratado é essencial para a sustentação do atleta, sendo de suprema importância ao longo de todo o processo de prática do exercício. Seja água, de coco ou natural, ou até mesmo um suco de frutas, consuma líquido.

Vestes adequadas

É imprescindível que o uso da roupa esteja de acordo com a modalidade de esporte desejada, não só para o seu conforto, mas também para a prática correta. Uma vestimenta incorreta pode influenciar movimentos incorretos, má postura, dores, entre outros. Assim como na academia deve se optar por roupas leves e tênis, ao praticar uma corrida também é requisitado o uso desse tipo de vestimenta para o bom desenvolvimento.

Proteção solar

O sol pode ser fonte de benefícios como a vitamina D, mas quando a exposição sem proteção a seus raios solares é longa e frequente pode levar a danos na pele e o desenvolvimento de um câncer. Assim, sempre que sair para praticar atividade física de dia, mesmo de manhã ou fim da tarde, uso protetor solar.

Alimentação equilibrada

Para um bom posicionamento físico e uma melhor condição na hora de realizar um esporte, a alimentação saudável é de grande importância. Frutas, legumes e verduras devem ocupar a maior parte de sua dieta, evitando alimentos processados e com a presença de corantes.

Apostar em uma dieta detox pode te ajudar a ter uma alimentação saudável e, mesmo assim, atender a todas as necessidades do seu corpo.

Uma alimentação equilibrada é capaz de evitar com que possíveis doenças se desenvolvam, nos mantendo em bom estado. Caso precise de ajuda para se reformular sua dieta, procure a ajuda de um nutricionista.

Acompanhamento médico

O acompanhamento médico é de estrema importância para que a reação do organismo a atividade seja fiscalizada. Procure por profissionais qualificados para que te acompanhe no processo, principalmente se você for um iniciante; pode evitar uma resposta negativa do corpo e possíveis lesões.

Lesões mais comuns no esporte

Todos os atletas, sejam profissionais ou amadores, são sucessíveis a acontecimentos lesionais dos mais simples aos mais agravantes, veja alguns exemplos:

Cãibra

Se trata da contração involuntária do músculo que ocorre quando há uma prática intensa de exercício. O praticante sente uma fisgada no músculo do local e uma forte dor, sendo recomendado hidratar-se constantemente, repondo os sais minerais. Para quem não é acostumado com o ritmo de atividade física, deve-se começar gradualmente.

Distensão muscular

A distensão muscular se trata da extensão ou quebra do tecido muscular, levando a uma dor repentina. Outros sintomas é o inchaço da área, espasmos musculares e quase nula aptidão a se movimentar. Ao longo do tratamento é necessário o repouso, aplicação de anti-inflamatórios e fisioterapia. A cirurgia é indicada em casos mais agravantes.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação na região dos tendões e pode ser resultado da repetição de algum movimento. O tratamento irá atuar com o objetivo de amenizar a dor e a própria inflamação. É necessário o repouso, compressas, fisioterapia e uso de analgésicos.

Fratura por estresse

As fraturas ocasionadas do estresse se originam a partir do acréscimo brusco de carga horária e severidade ao treino. Assim, o osso é subordinado a fortes cargas, cedendo assim a pressão e se rompendo. Fisioterapia, repouso e imobilização são partes da recuperação.

Bursite

É a inflamação das bursas, pequenas bolsas que amenizam o choque entre superfícies em movimento. No esporte, a constância dos movimentos, e assim, o uso constante das articulações podem levar a esse problema. Alguns sintomas são dor intensa, coloração avermelhada do local e inchaço. O tratamento inclui repouso, compressas frias, anti-inflamatórios e fisioterapia, e em casos mais graves é necessário recorrer a aspiração e cirurgia.

Ruptura de ligamento

A ruptura do ligamento pode também ser originada dos movimentos fortes e demasiados, já que os ligamentos apesar de muito resistentes são pouco flexíveis. O tratamento segue o padrão das demais lesões e é preciso o repouso, o uso de compressas, analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Nos casos mais agravantes deve se recorrer o procedimento de infiltração e dependendo, cirurgia.

Com isso, tenha noção dos limites e necessidades do seu corpo, mas isso só o acompanhamento médico e sua disciplina podem te ajudar a descobrir. Pratique exercícios sem exageros e procure o exercício ideal que possa sanar seus objetivos com o esporte.