Multivitaminas e multiminerais são os suplementos mais comumente utilizados no mundo.
A sua popularidade tem aumentado rapidamente nas últimas décadas.
Algumas pessoas acreditam que as multivitaminas podem melhorar a saúde, compensar os maus hábitos alimentares, e até reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas. Será que é tudo verdade? Acompanhe!
O que são as multivitaminas?
As multivitaminas são suplementos que contêm muitas vitaminas e minerais diferentes, por vezes juntamente com outros ingredientes. Dado que não existe um padrão para o que constitui uma multivitamina, a sua composição nutricional varia de acordo com a marca e o produto.
As multivitaminas estão disponíveis em farmácias, grandes lojas de desconto, e supermercados, bem como em linha.
O que é que as multivitaminas contêm?
Treze vitaminas e cerca de 15 minerais são essenciais para a sua saúde. Muitas produzem enzimas e hormônios, aumentam a sua imunidade, e mantêm os seus nervos e órgãos funcionando corretamente.
O seu corpo também precisa desses nutrientes para a reprodução, manutenção, crescimento, e regulação dos processos corporais.
As multivitaminas podem oferecer muitas destas vitaminas e minerais – mas em quantidades variáveis. Podem também conter outros ingredientes como ervas aromáticas, aminoácidos e ácidos.
Alguns suplementos podem conter ingredientes que podem interagir com medicamentos, por isso vale falar com o seu médico antes de iniciar um novo suplemento.
Além disso, os nutrientes em multivitaminas podem ser derivados de alimentos reais ou feitos sinteticamente, tornando essencial a compra das suas vitaminas a um fabricante de renome.
É preciso cuidado: muitos sites vendem multivitaminas como se fossem curas milagrosas. Algumas delas inclusive contém remédios na sua composição que só podem ser prescritas por médicos. Isso acontece muito com multivitaminas prescritas para tratar disfunção erétil. Para convencer o usuário a comprar existem substâncias como cialis, tadalafila na sua composição.
Multivitaminas e câncer
As provas relativas ao uso de multivitaminas e ao risco de câncer também são mistas.
Alguns estudos sugerem nenhum efeito sobre o risco de câncer, enquanto outros ligam o uso de multivitaminas ao aumento do risco de câncer.
Dois estudos, um incluindo apenas mulheres e o outro incluindo tanto homens como mulheres, associaram o uso de multivitaminas a longo prazo a um risco reduzido de câncer do cólon.
Multivitaminas e doenças cardíacas
As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte em nível mundial.
Alguns estudos sugerem que as multivitaminas estão correlacionadas com um risco reduzido de ataques cardíacos e morte, enquanto outros não mostram quaisquer efeitos.
Contudo, um estudo mais recente revelou que entre as mulheres – mas não entre os homens – o consumo de multivitaminas durante mais de 3 anos estava ligado a um menor risco de morrer de doenças cardíacas
As multivitaminas surgem e colocam no corpo o que é bom para circulação do sangue. Desde vitaminas até outros nutrientes. Mas é preciso ser cauteloso e conversar com o médico sobre o uso dessas substâncias.
As multivitaminas têm algum outro benefício para a saúde?
As multivitaminas têm sido estudadas para vários outros fins, incluindo a promoção da função cerebral e da saúde ocular.
Vários pequenos estudos examinando populações específicas descobriram que as multivitaminas podem melhorar a memória em adultos mais velhos.
As multivitaminas também podem afetar o seu estado de espírito. A investigação revelou não só ligações entre mau humor e deficiências nutricionais, mas também entre suplementos nutricionais e sintomas reduzidos de ansiedade e depressão.